A beleza resplandecente, as águas azuis claras e a tranquilidade de Tonga podem ter ganho um impulso turístico com a presença do ‘besuntado’ atleta de taekwondo, Nikolas Pita Taufatofua, nos Jogos Rio 2016.
A aparição na abertura rendeu um fluxo surpreendente de pessoas vasculhando a internet para possíveis viagens ao reino da ilha no sul do Pacífico, como informou o site News.com.au.
Para aqueles que ainda não estão com amnésia olímpica, Taufatofua foi o porta-bandeira na cerimônia de abertura e decidiu vestir um traje típico com suprimento vitalício de óleo no dorso nu.O resultado foi que milhões em todo o mundo manifestaram interesse em descobrir a melhor forma de chegar a Tonga.
A publicidade ao longo dos últimos dias abriu uma grande curiosidade sobre Tonga, e o óleo de coco utilizado, e segundo as autoridades do turismo da ilha, ‘vai aumentar as reservas e abrir novos mercados turísticos para Tonga ‘.
O lutador ganhou sucesso maior justamente pelo traje e sua apresentação, tanto que foi um dos mais badalados pela mídia internacional presente ao Rio. Sobre a roupa, explicou que ‘ nossos ancestrais usavam quando iam para a guerra há 200 anos.”. Consistia de uma “tonga Ngatu (tecido tradicional da Polinésia feito de casca de árvore) amarrada com uma kafa (indumentária típica feita de fibras de coco)
Destaque na abertura, o “besuntado de Tonga” também teve participação especial na festa de encerramento na noite de domingo, quando subiu ao palco juntamente com o medalhista bronzeiro Arthur Nori e outros atletas, durante a canção “Carry on Me”, cantada por Julia Michaels. Era o único que não havia conquistado uma medalha em provas.
Tonga é um estado da Polinésia, no centro-sul da Oceania, arquipélago constituído por 169 ilhas e tem 110 mil habitantes. Uma monarquia constituída tem o rei como chefe de estado, cargo que é ocupado por Tupou VI, desde 18 de março de 2012. Nuku’alofa é a capital e está na ilha de Tongatapu
Os tonganeses são considerados como um povo que expressa sua felicidade, alegres, pacíficos e muito religiosos. O turismo está se tornando a principal economia do reino, e agora deve ganhar um mais bem considerável depois da curiosa exposição nas Olimpiadas.