É primavera no Japão, a melhor época para se visitar o país. Tóquio se veste de rosa nesta temporada com a incrível floração de cerejeiras e o convite para desfrutar da pluralidade de festivais. É a tradicional experiência hanami, que significa “ir contemplar as flores” ou “fazer um piquenique embaixo de uma cerejeira em flor”.
A tradição começou na Corte Imperial do Japão no século 8 e logo se estendeu para a sociedade em geral. Hoje é uma unanimidade, renovada a cada ano e em diversos pontos.
Em Tóquio, os mais reconhecidos lugares de observação estão no parque Ueno Koen, com o festival Sakura Matsuri, suas várias atrações turísticas e as árvores plantadas pelo monge Tenkai, além das 1.000 lanternas luminosas; e o do rio Sumida com o Bukotei Sakura, de onde se pode contemplar a famosa torre Tokyo Sky Tree. O visitante também pode entrar por um túnel rosa de 1km para ver mais de 1.000 cerejeiras.
Alguns destes festivais possibilitam verdadeiros espetáculos de aromas e cores, com centenas de espécies, entre elas a yoshino – a mais popular –, e a yamazakura, a mais silvestre, formando caminhos de pétalas rosadas.
Ao final do dia, com a queda dos últimos raios de sol, o visitante pode observar panoramas dignos de admiração e registro, aproveitando também que a cidade se ilumina e cria uma paisagem fantástica.
Na combinação do fosso Chidorigafuchi, conhecido como o fosso do Palácio Imperial, paisagens verdes e cerejeiras, uma área aproveitada para descanso.
À noite, um total de 260 cerejeiras de diversas especies, entre elas a Somei Yoshino e a Oshima, se iluminam proporcionando um reflexo junto à água. É impressionante.
No Japão o povo é apaixonado por flores, portanto a florada das cerejeiras – sakura, em japonês – é um verdadeiro evento nacional, com tradições seculares.
As cerejeiras em flor não são apenas apreciadas pela beleza, têm um forte representatividade. Sua transição simboliza a natureza efêmera da vida e remete a conceitos budistas de karma.
Turistas do mundo inteiro aproveitam este período para conhecer o Japão, afinal, o clima na primavera já está bem mais ameno e, claro, as flores fazem dela a melhor época do ano.
Algo a saber e ficar atento: as flores de cerejeira não nascem todas ao mesmo tempo. As primeiras floradas acontecem no sul do país e sobem para o norte, movimento acompanhado diariamente nos informes de meteorologia. As últimas da temporada vão abrir em Sapporo no dia 1o de maio.