A Aeronáutica Civil da Colombia por sua unidade de administração especial, aprovou 14 novas rotas aéreas que serão operadas pela Avianca, EasyFly e Air Panamá, além de conceder autorização para o ingresso da canadense Air Transat. A Colombia é considerada uma grande plataforma de conectividade na América do Sul e vem crescendo na oferta de destinos nacionais e internacionais, como salienta o diretor geral Alfredo Bocanegra Varón.
A canadense Air Transat chega à Colombia para oferecer as rotas Montreal-San Andrés, e Montreal-Cartagena, ambas com um voo semanal, o que também acontecerá com Toronto-Cartagena. Uma operação voltada inteiramente para o setor turístico com um tráfego direto dos canadenses que tem uma enorme preferência pelo Caribe – como acontece com Cuba.
A Avianca terá uma frequência diária entre Bogotá e Boston e outros voos domésticos envolvendo Medellin, Santa Marta, Cali e Bucaramanga. Duas subsidiárias, as Linhas Aéreas Costarricenses (LACSA) e a OceanAir Linhas Aéreas, tentam confirmar San José, Bogotá e Santa Cruz de La Sierra, na Bolivia, com voo diário, mais uma frequência semanal entre Bogotá e Salvador, na Bahia.
A EasyFly terá operações internas entre Rionegro, Yopal, Medellin e Manizales. A Air Panamá terá as rotas entre a Cidade do Panamá e Cali, com três frequências semanais e duas entre a capital panamenha e Cartagena.
A Aerocivil colombiana também colocará em funcionamento a partir do dia 15 deste mês, o novo centro de controle do El Dorado (fotoacima), o principal aeroporto do pais. É apresentado como semelhante ao megaaeroporto de Dubai, com 17 posições de controle, o dobro do anterior e terá uma linha ampliada de comunicação entre pilotos e controladores de voo.