CAMPINAS – Ele já se apresentou por força da tradição e sua vivência no meio como o mais completo hotel fazenda do Brasil e o mais completo na infraestrutura de lazer familiar. Por mais de 35 anos marcou uma trajetória de boa hospedagem, e por tudo que apresentava e representava esteve em cenários de novelas, minisséries e gravações publicitárias.
Dentro da fazenda Duas Pontas em área de 240 mil m2, no bairro Carlos Gomes, em Campinas, o hotel fazenda foi simbolo do turismo rural
Pois agora, e tudo indica este panorama, o Solar das Andorinhas desenha um quadro trist e preocupante, com situação que não é a primeira nem será a ultima dentro do roteiro da hotelaria. Sem pagar os funcionários hà quase um ano, está em situação de greve, deixando de honrar reservas feitas e pagas, e sem explicações junto aos hóspedes. Tudo indica que a direção do hotel está desaparecida.
Além do patrimônio histórico, o Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, mostrou desde 1971 uma riqueza natural, com amplo espaçol para Lazer e Turismo, Convenções e Eventos Empresariais, Estudo do Meio, programas para a Melhor Idade, Festas Particulares e Confraternizações de Empresas, como diz em sua página na internet.
Sua ultima matéria em destaque é de outubro de 2014 sobre uma prova de enduro noturno na fazenda histórica. Dá uma idéia de abandono que confere exatamente com as informações mais recentes sobre o hotel.
Inumeros processos trabalhistas, reclamações de clientes e problemas estão se acumulando desde o dia 18 de agosto quando os funcionários entraram em greve – boa parte deles com salários atrasados, em alguns casos até de um ano. O Procon de Campinas já foi acionado. Os serviço estão todos interrompidos. A paralização prejudicou hóspedes que foram até o hotel e encontraram o estabelecimento fechado, sem responsáveis ou informações.