É cada vez mais preocupante a velocidade e ameaças que o Irma estabelece em seu roteiro pela região do Caribe. Já classificado como de categoria 5, o Irma transforma-se em 'extremamente perigoso', como indica o Centro Nacional de Furacões (NHC), acrescentando que ele se fortaleceu com ventos que alcançaram mais de 290 km/h. Transforma-se desta maneira no mais veloz dos ultimos 40 anos.
Os impactos já começaram a se fazer sentir em Porto Rico, antecipando em quase um dia à sua chegada ao estado norteamericano. A passagem do fenômeno também alcançará as Ilhas Virgens e Guadalupe dentro do prazo de 36 horas.
"Apesar dos desafios econômicos que enfrenta Porto Rico, o orçamento aprovado tem US $ 15 milhões para o fundo de emergência", afirmou o governador, Ricardo Rosselló, em um comunicado sobre as providências preventivas. A Guarda Nacional já foi ativada na ilha que é território dos EUA.
No final da tarde de segunda-feira, o governador da Flórida, Rick Scott, também declarou um estado de emergência para todos os 67 municípios do estado. "O furacão Irma representa uma grave ameaça para todo o estado da Flórida e exige que sejam tomadas precauções para proteger as comunidades e a infra-estrutura do bem-estar geral deste Estado", diz a ordem executiva assinada.
Para quem precisa ou quer viajar para destinos do Caribe , as companhias aéreas já estão agilizando providências relacionadas a cancelamentos, suspensões e taxas relacionas aos voos. A aAmerican Airlines, uma das que tem maior numero para a região, podem alterar sem acréscimos suas viagens até 12 de setembro. Os destinos afetados diretamente incluem Anguilla, Antígua, Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico, Ilhas Virgens, entre outras.
Os viajantes que visitam ilhas como San Juan, St. Croix, St. Maarten e St. Thomas terão reembolso total se um voo da Delta Air Lines for cancelado ou com atraso. Os passageiros também são permitidos uma mudança única sem taxa, mesmo que seus vôos não sejam cancelados.
Imagem da NASA mostra o deslocamento veloz do Irma já como furacão 5
CRUZEIROS
As linhas de cruzeiros que navegam pelo Caribe estão mudando e cancelando itinerários para colocar a segurança de seus passageiros como prioridade. Mais de uma dúzia de navios e 40 mil passageiros, atualmente no mar ou em viagens planejadas para os próximos dias, devem ser afetados pelo roteiro do Irma.
A Norwegian Cruise Line (NCL) fará ajustes no itinerário e cancelará dois cruzeiros com o Norwegian Escape e o Norwegian Sky. Os clientes receberão reembolsos em dinheiro e crédito de 50% para um cruzeiro futuro.
Na Royal Caribbean, foi alterado o itinerário para o Allure of the Seas qaue tem 5.400 passageiros, navegando em uma agenda do Caribe Ocidental em vez de seu curso planejado pelo lado Oriental. E está cancelando dois roteiros a partir de sexta, com partidas de Porto Canaveral e Miami.
MSC Cruises – O MSC Divina, partiu ontem, dia 4 de setembro. Nenhuma mudança adicional foi acrescentada por enquanto.
A Disney Cruises alterou os roteiros para os navios Disney Dream e Disney Fantasy para "ficar a uma distância segura da tempestade".
E a Carnival Cruise Line confirmou que irá modificar os itinerários de quatro de suas embarcações, incluindo o Glory (Miami), o Magic (Port Canaveral) e o Splendor (Fort Lauderdale) , todos na Flórida. Também está mudando o itinerário para outro navio, baseado em Baltimore.
A Celebrity Cruise Line também mudou vários portos de escala no itinerário do Celebrity Equinox, incluindo cancelar uma parada em St. Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas.