Alô, Alô Crise…? Por onde estás…? Com os turistas brasileiros em Portugal não é, com certeza. Nossos visitantes deixaram por lá no primeiro trimestre de 2017, o dobro de gastos em comparação com o ano passado, fato constatado pelo ranking divulgado na Global Blue, empresa que controla as operações 'tax free' (reembolso de IVA)
Por nacionalidades, os cinco principais desta relação continuam a ser angolanos, com 38% do total de compras, depois os brasileiros (23%), os chineses (15%), os norte-americanos (3%) e os russos (2%)
As compras 'tax-free' nos primeiros três meses do ano cresceram 51%, na comparação com o volume do ano passado. O valor médio foi de 255 euros por turista, e os brasileiros gastaram 217 euros, os chineses 644, os norte-americanos 557 euros.
A novidade foi a reentrada da Rússia no top 5. O turismo russo havia observado uma acentuada queda no ano passado e agora volta a ter volume e gastos em destaque, além do aproveitamento do regime de vistos, a autorização de residência mediante investimentos. Em média, os russos gastaram 260 euros por transação.
“Este investimento é também revelador da aposta em novas rotas aéreas, o que tem permitido ao turismo português alcançar resultados recordes que beneficiam, naturalmente, o turismo de compras e o comércio no nosso país”, explica a direção da Global Blue que opera em 51 paises.
Entre abril de 2015 e março de 2016, a empresa processou mais de 30 milhões de compras 'tax free' e 12 milhões de transações em sua rede internacional.
As receitas das atividade turísticas voltaram a crescer em Portugal no mês de fevereiro, alcançando 677,5 milhões de euros, um crescimento de 13%, de acordo com o comunicado emitido pela Secretaria de Estado do Turismo, com dados do Banco de Portugal : nos dois primeiros dois meses de 2017 a receita acumulada foi de 1.362,2 milhões de euros, 15,2% acima do valor registado em igual período de 2016. O numero de hóspedes visitantes ultrapassou 1 milhão pela primeira vez em época de temporada baixa em Portugal.
Na comparação, os maiores crescimentos verificaram-se nos mercados brasileiro (+38,8%), italiano (+22,1%), americano e irlandês (+20,3%) e francês (+14,9%). A liderança continuou com mercado do Reino Unido (115 milhões de euros), seguido da Espanha (111,5 milhões), depois França e Alemanha.
“Em 2017, o crescimento da atividade turística está a fazer-se sentir em todas as regiões, destacando-se, a evolução na área metropolitana de Lisboa (16,2%), nos Açores (14,2% e no Alentejo (11,5%)”, diz o organismo do turismo portugues. O mercado interno foi responsável por 1,5 milhões de pernoites, um crescimento de 3,2%, e o mercado externo representou 3,6 milhões de pernoites, um crescimento de 13,2%.





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