Bem diferente da gestão do governo anterior, o atual Ministério do Turismo quer ter uma atuação internacional participativa e de repercussão junto aos países que tem presença de destaque nos principais fóruns. Alberto Alves, o secretário executivo do MTur e que por várias meses esteve como interino da pasta está em Luxor, no Egito, presente na 104ª Sessão do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo – OMT.
Com presença efetiva, o Brasil quer reforçar a candidatura do país a uma das vagas do Conselho Executivo da OMT para o período de 2018 a 2021, e que foi apresentada ao secretariado da Organização no mês de setembro.
O Conselho terá para 2017 a presidência do Azerbaijão, Zâmbia e Sérvia, com as vice-presidências. Os ministros do Turismo e representantes foram convidados a integrar a reunião da CoP 13, Conferência das Nações Unidas que reunirá no México, em dezembro deste ano, representantes de 196 países para tratar sobre a Preservação da Biodiversidade.
Alberto Alves, durante a reunião, expôs a participação brasileira no mercado mundial de viagens e o legado de imagem após a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.“Todos esses eventos foram um sucesso. A avaliação dos visitantes internacionais foi a melhor possível”, afirmou. O secretário salientou que os eventos fizeram com que o Brasil desse um salto de competitividade inquestionável. “Melhoramos a infraestrutura e receptivo para visitantes internacionais, ampliamos e modernizamos os aeroportos e qualificamos nossos serviços turísticos”,
A isenção dos vistos para turistas de importantes países emissores – Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão – que deu resultados no período dos Jogos – está sendo uma das bandeiras da nova gestão
Após a reunião do Conselho Executivo da OMT nesta semana ainda tem a 5ª Conferência Global de Turismo Urbano. Com o tema “Cidades: Cultura Local para os Viajantes Globais”, o evento promoverá a discussão sobre a inovação e as novas tendências no turismo urbano, a interação cultural, o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento de novos modelos de negócios.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)