Nesta segunda (7), acontece em São Miguel das Missões, no interior do Rio Grande do Sul, a primeira reunião do Conselho Executivo da Rota Jesuítica Internacional da América do Sul. Neste encontro, o ministro do turismo brasileiro, Marx Beltrão, assinará uma carta de adesão do Brasil ao Programa Global de Crédito, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a Integração Regional dos Países da Bacia do Prata, com o intuito de promover o turismo regional de forma unificada.
O valor total da iniciativa é de US$ 100 milhões para os cinco países. A rota, composta por destinos do Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina, é tema fundamental para o desenvolvimento econômico da região. O evento contará ainda com a presença de autoridades, entre elas o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e representantes da Argentina e do Paraguai.
Organizado pela Associação dos Municípios das Missões (AMM), o encontro promoverá debate sobre estratégias para consolidar a rota, que recebe cerca de 250 mil visitantes por ano em seus mais de 30 atrativos regionais integrados. Na parte brasileira, a expectativa é triplicar o número de visitantes da região em dois anos, passando dos atuais 100 mil para 300 mil anuais.
A beleza e importância das Ruínas de São Miguel das Missões (RS), garantiram ao conjunto remanescente dos Sete Povos das Missões Jesuíticas na América o título da UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido em 1983, O local conta um pouco da história da Companhia de Jesus, que tinha os objetivos de doutrinar e catequizar a população indígena da região.
Na parte brasileira, o roteiro é formado pela Aldeia Guarani, o Museu das Missões, a Cruz Missioneira, a Fazenda da Laje, a Fonte Missioneira, o Ponto de Memória Missioneira e o Pórtico com escrita em guarani – Co Yvy Oguereco Yara – que significa “esta terra tem dono”.
O visitante pode aproveitar a viagem para conhecer outros atrativos da região como a Catedral Angelopolitana, de Santo Ângelo, e os Sítios Arqueológicos de São João Batista, São Lourenço e São Nicolau.
Pórtico das Missões. Foto Rafaela Ely/Arquivo Pessoal
O encontro desta segunda dará sequência ao projeto que agora – tudo indica – vai ganhar melhor formatação e comercialização com diretrizes também voltadas ao mercado internacional, especialmente dentro do turismo religioso e cultural.
O espetáculo Luz e Som é o principal atrativo para os turistas que visitam a região