BARCELONA – URGENTE – A região mais turística da cidade espanhola vive um dia anormal em pleno auge da temporada, com o ato terrorista que foi registrado no inicio desta tarde de quinta (17), quando um furgão subiu no espaço exclusivo dos pedestres em Las Ramblas no calçadão central, próximo da Praça da Catalunha. Trata-se de um dos pontos mais turisticos de Barcelona e estava repleto em suas lojas, restaurantes e passeios.
As autoridades de segurança tiveram muita cautela para assumir o acontecimento como ato terrorista e houve interdição na zona, inclusive nas estações de metrô. Os protocolos de segurança acionados demonstram que o ato tem muito de similar com outras ações ja realizadas por terroristas em cidades européias, o mais recente registro foi em Manchester (Inglaterra) em um total de nove.
O veiculo causador do ato teria percorrido cerca de 500 metros do calçadão levando tudo no atropelo. O numero inicial de feridos graves fez aumentar para 13 o número de vítimas fatais. Um dos ocupantes do veiculo teria fugido a pé e teria sido morto em troca de tiros com as forças policiais.
O assunto terá inquérito sob a juridisção de Audiência Nacional já aberta para a investigação. O setor de segurança espanhol já divulgou a foto de um dos presumíveis responsáveis pelo atropelamento em massa. Ele seria originário de Marselha (França) e residente em Ripoli, na região de Girona.
Uma segunda furgoneta alugada pelos terroristas e implicada no atentado teria sido localizada nos arredores de Barcelona.
No inicio da noite o grupo terrorista Estado Islâmico reinvindicou a autoria do atentado através nota divulgada pela agência de noticias Amaq. O grupo terrorista justifica o atentado como uma resposta aos ataques contra os paises da coalização, argumento idêntico ao apresentado em outros atentados recentes no continente europeu.
Na celebração de seus seguidores, o EI cumprimenta os 'soldados do califato' responsáveis por mais este ato.
A Câmara Municipal de Barcelona ativou o plano básico para incidentes de emergência com múltiplas vítimas depois do ocorrido na tarde desta quinta em Las Ramblas. No momento, todos os serviços de emergência são ativadas.
O Conselho também ativou os serviços do Centro de Emergência de Barcelona, e manteve a recomendação de se evitar ir ao Ramblas e aos ambientes próximos da Plaza Catalunha.
O Turismo de Barcelona, em regime de atendimento especial, tem recebido pessoas que vieram para Barcelona hoje e provavelmente não têm alojamento e não pode sair por qualquer motivo.
Na parte da tarde, a Festa Major de Gràcia Foundation e Gracia Distrito concordaram em suspender todos os eventos festivos previstas para hoje, incluindo prêmios de ruas decoradas,. Também foram suspensos todos os atos de música no programa Parques e o espetáculo da Fonte Mágica de Montjuic.
Também foi determinado o fechamento de espaços públicos, como o Zoo. Foi ainda suspenso o serviço de autocarro turístico.
.