Programa confere certificado de responsabilidade ambienal a praias, marinas e embarcações (foto: Daniel Queiroz)
O Bandeira Azul, programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas, decidiu expandir seu trabalho para atividades de turismo náutico. A partir de agora, os operadores turísticos que oferecem atividades náuticas, como mergulho, observação da natureza, observação de baleias, passeios de pesca e charter podem ser premiados se estiverem em conformidade com o conjunto de critérios do programa.
Os critérios dizem respeito à educação ambiental e informação, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e turismo responsável.
“As atividades náuticas vem passando por uma democratização nos últimos dez anos, e atualmente não são mais apenas privilégio da elite. No entanto, com o aumento do uso de nossos recursos aumentam as ameaças e possíveis danos. Temos de medir o nosso impacto para garantir que essas atividades são conduzidas da maneira mais respeitosa e sustentável”, diz Sophie Bachet Granados, diretora internacional do Bandeira Azul.
Operadores turísticos de diferentes regiões do mundo foram envolvidos no processo de desenvolvimento dos critérios para garantir sua viabilidade em todo o mundo.
No Brasil os critérios foram validados pelo Júri Nacional em sua última reunião de 29 de junho em Brasília. O Júri Nacional é composto pelo Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União – Ministério do Planejamento, SOS Mata Atlântica, ACATMAR – Associação Náutica, SOBRASA – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e Agência Costeira.
O processo de critérios detalhados e forma de adesão estão disponíveis no site www.bandeiraazul.org.br




![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)