Fortalecer o turismo através de eventos e festas típicas. Eís uma das ideias sugeridas, durante o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, realizado na Baixada Fluminense. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/ TurisRio, aconteceu nesta quarta (21), em Duque de Caxias e reuniu representantes de oito dos dez municípios da região.
A criação de um calendário de eventos da Baixada Fluminense foi a principal sugestão apresentada. Dele deverõ constar as festas típicas de cada um dos municípios, como, a festa da amora, em Seropédica, e a do caranguejo, em Magé. O objetivo é atrair mais turistas para a região, facilitando a sua programação de viagens.
O evento, que reuniu mais de 140 pessoas, contou com a presença do secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix. “Hoje no interior fluminense, temos 38 mil quartos e apenas o turismo gera mais de 65 mil empregos. Por isso temos que valorizar essa atividade e perceber a importância dela para os municípios”, afirmou.
O evento foi dividido em duas partes. Na primeira, foram realizadas apresentações da Setur-RJ/TurisRio, sítio Jonosake, Programa de Artesanato,e Comissão de Turismo da Alerj.
Em seguida, os representantes do turismo da Baixada receberam o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e foram convidados a participar do estágio de familiarização, que permite aos gestores do interior vivenciarem um dia de trabalho na sede da Setur, no Rio. Ao final do evento, o corpo técnico da Secretaria Estadual de Turismo tirou dúvidas, esclareceu projetos e deu sugestões sobre ações em prol do turismo da baixada fluminense.