O avião que transportava a delegação da Chapecoense sofreu um acidente na Colômbia, na noite passada, por volta das 21h33min (horário local). O aeroporto José María Córdova, de Medellín, confirmou a queda da aeronave que transportava 72 passageiros e nove tripulantes.
A delegação da Chapecoense voava para Medellin procedente de São Paulo, onde disputou no domingo, jogo pelo campeonato brasileiro diante do Palmeiras. Na Colombia faria nesta quarta, a primeira partida contra o Atletico Nacional pela decisão da Taça Sul-Americana. O segundo jogo, estava agendado para Curitiba, no dia 7 de dezembro.
A Chapecoense teve que mudar seus planos na viagem programada para a Colombia. O voo fretado que o contratou para levar a equipe a Medellín, não foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Segundo o entendimento da agência, o voo deveria ser feito por uma empresa brasileira ou colombiana, e a empresa contratada pela Chapecoense é venezuelana. A solução foi um voo comercial da Lamia Corporation (empresa boliviana), com escala e conexão na Bolivia. Assim, a saída do time de Guarulhos (SP) q marcada para as 13h da segunda-feira passou para as 15h15min.
O acidente ocorreu quando o avião – matricula CP 2933 – aproximava-se do aeroporto e a queda teria ocorrido nos arredores de La Union, em um local denominado Cerro Gordo, área montanhosa.
O diretor do Departamento Administrativo do Sistema de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres (Dapard) do departamento de Antioquia, onde se situa o aeroporto de Medellin, Mauricio Parodi, acrescentou que o avião tinha saído do aeroporto Viru Viru, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde tinha feito uma escala técnica.
Houve atraso na chegada que estava programada para o inicio da noite. A Aerocivil, entidade que é responsável pela aviação na Colombia, emitiu um primeiro comunicado onde, além de confirmar o acidente com a aeronave e que estariam sendo realizados os procedimentos de translados dos feridos – sem dizer quantos -. Devido às dificuldades de acesso pelo terreno agreste e condições climáticas, a chegada dos veiculos de resgate está sendo problemática.
O sinistro foi confirmado com a queda do avião que teve problemas elétricos, e pelos relatos transmitidos, 6 feridos estão entre os sobreviventes.
Duas vítimas fatais já teriam sido constatadas pelos bombeiros que participam da operação de resgate.
Os primeiros feridos resgatados começaram a chegar aos hospitais de Antióquia, entre eles dois dos jogadores do elenco, um deles o goleiro Danilo. Uma equipe de tv que estava a bordo também estaria entre os que estão sendo levados para atendimento.
A direção da Conmebol já decidiu pela suspensão do primeiro jogo marcado para a noite de amanhã. O presidente da entidade está se deslocando para Medellin onde adotará as providências relacionadas, além de também colaborar na assistência para a delegação da equipe brasileira.
(*) atualizado às 05h15





![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)