Os 27 voos diários da Avianca Brasil que operam no Aeroporto de Guarulhos – o principal de São Paulo e o mais movimentado do pais – tem agora um algo a mais: o Certificado CAT III A. Uma situação operacional que bem identifica a imagem de eficiência, serviços e qualidade da companhia.
A operação é uma ferramenta eficiente e eficaz para maior segurança. Um avanço que em aviação tem um valor muito significativo. Nesta condição, a empresa é a primeira do pais a operar voos domésticos mesmo sob condições restritas de visibilidade no Gru Airport.
Foi isto que valeu a convocação de coletiva para o anuncio feito por José Efromovich, presidente do Conselho de Administração da empresa. Aproveitou para um panorama histórico da companhia na evolução de 2002 até 2015, chegando ao cenário deste ano, cheio de problemas econômicos e políticos que conturbam o ambiente no Brasil.
‘Estamos fazendo o nosso trabalho’, ressaltou. ‘Com o desenvolvimento desta nova plataforma, tecnologia, infraestrutura, ampliação da frota, o conceito de uma empresa moderna e capacitada para atender ao público que nos reconhece, nos 207 voos diários em 22 destinos domésticos. O CAT III Alfa é uma exclusividade que a Avianca coloca sim nesta imagem de privilégio’.
Quem viaja costumeiramente de avião sabe mais dos inconvenientes que uma suspensão nas condições de pouso e decolagem dos aeroportos provoca, com cerração e neblina. Os transtornos do fluxo aéreo passam a ser em efeito cascata, por vezes demorando horas para a realização do voo programado.
Com a Avianca, em Guarulhos, isto não deverá acontecer mais. A empresa aérea desenvolveu um processo durante quatro anos, aplicando R$ 4,5 milhões entre os custos de operação e treinamento e que teve inicio no ultimo dia 20, após a autorização concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil.
O sistema de aproximação por instrumentos, porém, é válido somente para o aeroporto governador André Franco Montoro. Guarulhos é o único do pais a adotar tal procedimento, com instrumentação cara e que somente foi instalada no meio do ano passado pela concessionária.
‘O processo será positivo nos índices de eficiência, regularidade e pontualidade da Avianca’, assinalou o diretor de operações de voo, Norberto Raniero. Todas as 41 aeronaves Airbus da frota terão condições desta utilização, bem como o quadro de pilotos especialmente treinados para o desenvolvimento destas operações quando necessário.
No período entre maio e setembro, coincidentemente, as condições dos aeroportos da região Sul e Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Porto Alegre, para citar os mais importantes) são os que mais tem problemas em razão da situação meteorológica. No caso de Guarulhos – e isto foi ressaltado por Efromovich – as companhias internacionais que voam para o Brasil também passaram a utilizar esta condição. A Avianca é a única do setor nacional.
“Toda vez que enxergamos possibilidades de tecnologia nova para maior eficiência, estaremos procurando implantar”, salientou o presidente do Conselho da Avianca, ao lado do diretor de operações de voos, comandante Norberto Rainero.
A Avianca Brasil também tem a certificação IOSA, da IATA, atestado de alto padrão de segurança operacional e controle de qualidade









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