Um ano estável, alto índice de penetração dos hotéis (117%), aumento de ocupação, estes são alguns dos aspectos positivos anunciados pela Atlantica Hotels em seu balanço geral de 2016, onde o volume de negócios ultrapassou R$602 milhões.
A receita total alcançada pela companhia é reflexo do número de apartamentos ocupados, que apresentou um saldo positivo de 1,8% em relação ao ano anterior.
Para Annie Morrissey, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da Atlantica Hotels, “2016 foi um ano estável para a companhia, apesar da crise. Tivemos um desempenho melhor do que esperávamos considerando a desaceleração das viagens a negócios no Brasil. Testemunhamos um ano com muita turbulência política e profundos impactos econômicos, o que trouxe incertezas sobre o futuro do pais. Em consequência da recessão e da alta da inflação, empresas de quase todos os setores sofreram estagnação de suas atividades, o que refletiu nas demandas de viagens a trabalho”, afirma a executiva.
A Atlantica teve 117% em RSI (Room Sales Index) – índice de penetração dos hotéis em seus respectivos mercados. “Este é um bom indicador de nossa performance porque mostra a evolução do RevPar de nossos hotéis”, diz Anne,, acrescentando que “estes números mostram a nossa força no mercado e que realmente estamos mantendo nosso marketshare acima ao da concorrência”.
Os valores praticados nas tarifas de reservas, tiveram queda de 5,9% na diária média, consequência do ciclo de baixa, quando o excesso de oferta provoca queda da taxa de ocupação e depois de tarifa.
EVOLUÇÃO
Em janeiro de 2016, a Atlantica e a Hilton Worldwide anunciaram a assinatura de acordo de licença de gerenciamento que dá exclusividade para a Atlantica desenvolver e gerenciar hotéis da marca Hilton Garden Inn no Brasil. Com mais esta aquisição, a companhia passou a contar em seu portfólio com 12 marcas – Radisson Blu, Radisson, Four Points by Sheraton, Clarion, Radisson Red, Hilton Garden Inn, Quality, Comfort Suites, Park Inn, Comfort, Sleep Inn e Go Inn,além da assinatura by Atlantica Hotels para empreendimentos independentes.
No final do ano, outro anúncio importante com a chegada de Eduardo Giestas ao comando da Atlantica. A nomeação do executivo faz parte dos planos da companhia para atingir novas realizações. Como parte do plano de sucessão, Paul Sistare, fundador da Atlantica, tornou-se Chairman e Juan Carlos Duque, até então presidente, permanecerá auxiliando aos fundos de investimentos privados da Atlantica e no suporte ao novo presidente.
Eduardo e Annie estarão realizando durante o próximo mês, um tour geral de visitas dos estabelecimentos da rede por todo o país, conferindo em detalhes o desenvolvimento da Atlantica em cada um dos mercados.
A Atlantica chegou a BH
No ano passado, 10 novos hotéis ingressaram na rede, com aumento de 1.900 apartamentos. Entre os desempenhos de 2016, foi efetuada a troca de bandeira de empreendimento no Rio de Janeiro para a marca Quality e aberto, em Aracaju, um hotel da bandeira Go Inn.
Em retrospecto, no início de fevereiro, entrou na rede o Sleep Inn Vitória. Em março, a Atlantica começou a administrar empreendimento em Belo Horizonte sob a nova bandeira Hilton Garden Inn e inaugurou o Quality Hotel Itaipava, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
Em abril, foi a vez de incluir sob o modelo de franquia, o Comfort Hotel Anápolis, localizado no interior de Goiás, chegando a mais uma nova praça. Em maio, a Atlantica anunciou a abertura do Go Inn Vitória, no Espirito Santo.
Em junho, foi a vez do Comfort Inn Grande Rio Dutra, em S. João do Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro, mais um destino no seu portfólio.
Em outubro, a companhia abriu dois empreendimentos em S. Caetano do Sul, na região do ABC paulista, bandeiras Quality e Comfort, chegando a mais uma nova cidade e de uma importante região.
No ano passado, foram assinados oito acordos, que representam 1.273 novos apartamentos e a entrada em quatro novos destinos. No total, a companhia conta com 37 acordos assinados, o que equivale a 6.172 apartamentos.
A Atlantica fechou 2016 com 88 hotéis em operação e dois centros administrativos, com mais de 15 mil apartamentos, em 40 cidades. “Apesar da instabilidade do mercado imobiliário, a meta da empresa para 2017 é abrir 12 novos hotéis, que representam mais de 2 mil apartamentos”, antecipa Annie.
No acumulado de 2016, 44% dos hotéis da Atlantica Hotels foram inseridos no Top 5 do site TripAdvisor em suas respectivas praças, 35% alcançaram a 1.ª colocação.
Entre os 25 melhores hotéis do Brasil, ganhadores do prêmio Traveller’s Choice 2016 do TripAdvisor, estão dois empreendimentos administrados pela Atlantica Hotels: Four Points by Sheraton Curitiba que conquistou a 21ª posição e Radisson Hotel Curitiba que ficou em 24º. Na categoria Melhor Serviço, o Four Points by Sheraton Curitiba atingiu o 19º lugar.
Ao todo, 46 hotéis administrados pela companhia conquistaram o Certificado de Excelência 2016doTripAdvisor. Por conta do esmero na gestão dos hotéis, a Atlantica recebeu, em julho, o primeiro certificado de excelência concedido a uma companhia hoteleira brasileira pelo compromisso com a qualidade do atendimento em seus hotéis.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)