A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apresentou aos profissionais do setor, no encontro em São Paulo, tendências e oportunidades para comercialização do destino Brasil nos mercados da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.
O objetivo do IV Seminário de Inteligência Competitiva, foi disseminar os resultados de pesquisas e estudos realizados pelo instituto. O mapeamento de mercado, feito por meio dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), revelou o perfil de consumo do turista estrangeiro e a demanda por destinos do Brasil.
Mais de 60 profissionais de operadoras de turismo receptivo, conventions bureaux, representantes de associações e secretarias de estado participaram do debate.
O coordenador- geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, Alisson Andrade, analisou o panorama do turismo internacional e explicou como as informações estratégicas potencializam a comercialização do Brasil no ambiente competitivo global. Em seguida, os gerentes dos EBTs detalharam as características de cada país e exploraram temas como a imagem do Brasil, tendências de segmentos e sugestões de como os destinos brasileiros podem ser inseridos nos respectivos mercados.
Atualmente, a Embratur conta com 13 Escritórios Brasileiros de Turismo na Europa, América do Sul e América do Norte e Ásia que são unidades avançadas de promoção turística do Brasil em países considerados estratégicos. Fontes de informações, os EBTs estabelecem contato com as operadoras, agências e companhias aéreas, tanto para diversificar os produtos oferecidos como para fornecer informações mais detalhadas sobre o turismo no Brasil.