Pode-se até não gostar – e é muito raro alguém ter referência positiva para as filas – mas elas fazem parte da convivência principalmente com atrações e destinos turísticos. Mais ainda em pontos na Europa, como observa recente relatório elaborado pelo TrypAdvisor.
Destinos como Paris, o Vaticano em Roma, Londres e Nova York geralmente apresentam média de duas horas para ingresso em seus principais pontos, outros até 4 horas durante eventos especiais e na alta temporada, como nos acessos mais populares para a London Eye, a Torre Eiffel, os museus e a Capela Sixtina, na Santa Sé.
Pois é para evitar as indesejáveis filas que o web dos viajantes coloca os chamados tours de acesso prioritário que possibilitam reservas antecipadas. Entre os dez de AP com maior prioridade estão a Basilica de São Pedro, no Vaticano, a propia Roma Antigua e o Coliseum.
Com a média de 2,5 horas de espera, a fila com maior tempo de espera é a London Eye. Nos meses de maior afluência dos turístas, são as Catacumbas Subterrâneas de Paris.
E um ícone de Barcelona está em quinta posição, com a chegada e tempo de espera na Sagrada Familia de Barcelona, mais de tres horas O exterior é sempre motivo de admiração, internamente ressalta o colorido dos vitrais.