Um consórcio de onze cidades foi criado para fomentar o chamado “Circuito Turístico Caminho das Águas Nascentes”, roteiro turístico que engloba uma importante área de proteção ambiental e de ricos mananciais, recursos naturais e histórico-culturais na região metropolitana da capital paulista. O principal detalhe é que ele começa na nascente do Rio Tietê.
As cidades que integram o consórcio são: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Suzano e Salesópolis, onde nasce o Tietê.
O histórico rio, de tantas polêmicas e celeumas, principalmente pela sua importância estratégica e os problemas da poluição, tem a travessia pela capital em extenso percurso, com a Marginal sendo uma das vias mais movimentadas
Quando deixa a metropole e vai interior adentro, o Tietê vai mudando...
Sua imagem modifica-se quase inteiramente quando deste avanço. Na região entre Barra Bonita e Igaraçu do Tietê mostra uma paisagem de muito turismo e a idéia do consórcio para a região da nascente é ter o rio nesta mesa condição turistica.
São opções de turismo e lazer bem próximas de São Paulo, com inúmeros hotéis-fazenda, pousadas, parques, haras, pesqueiros e restaurantes.
Como a partir deste ano de 2017, a Lei 1.261/15 autoriza que os Conselhos Municipais de Turismo possam dispor de 15% da verba para folheteria, participação em feiras, congressos e seminários, bem como demais serviços de divulgação, é muito provável que estas cidades e o consórcio possam realizar uma promoção mais intensa focada também em questões ambientais.
Portal da cidade de Santa Isabel (foto/Divulgação/Expressão Studio)
Outra noticia em destaque no turismo paulista é que o governo estadual, através de decreto, criou o “Monumento Natural da Pedra do Baú” no município de São Bento do Sapucaí, cuidado pela Fundação Florestal.
O local é muito procurado por montanhistas que o consideram uma referência para escaladas. Ali existem mais de trinta rotas para a com diferentes níveis de dificuldades. O complexo do Baú ocupa mais de 3.000 hectares e a pedra está a 1.950 metros de altitude.
O Complexo do Baú é visitado por turistas e escaladores profissionais e amadores. Especialmente nos meses de maio a setembro. O acesso é por Campos do Jordão e por São Bento do Sapucaí, sendo um passeio muito agradável.