A região Nordeste do Brasil foi o tema central de capacitação para 100 agentes de viagens e operadores ingleses de 47 empresas. A iniciativa, realizada pela VBRATA – Visit Brazil Travel Association – em parceria com a Embaixada do Brasil, Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), e com as companhias aéreas TAP e Azul Reino Unido.
A capacitação foi realizada na Embaixada do Brasil em Londres com a executiva Lilas Nascimento, do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) do Reino Unido. Produtos e destinos do Nordeste brasileiro foram apresentados, como a Rota das Emoções, os destinos listados pela Unesco como patrimônio mundial, e as festas juninas, tradicionais da região. Os canais digitais da Embratur também foram apresentados como ferramenta essencial para suporte ao trade: entre eles os portais Visit Brasil e o novo portal Visit Brasil World Heritage.
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 também foram destacados, com a presença dos bonecos dos mascotes do mundial, Tom e Vinícius
A VBRATA apresentou seus parceiros e as ferramentas de capacitação online disponíveis para formação de agentes especialistas, o BOT – Brazil Online Training, e o treinamento online do Nordeste.
A proposta deste treinamento foi aumentar o conhecimento desses profissionais sobre o Nordeste brasileiro, motivando a diversificação de destinos comercializados no mercado britânico.
A chefe do Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Londres, Liliam Chagas, ressaltou que há uma grande tendência de aumento do fluxo de turistas britânicos com a aproximação da Olimpíada: “Por isso a importância de intensificar esforços de promoção neste mercado em parceria com a Embratur e a VBRATA”.
A TAP, parceira no evento, apresentou novidades da companhia aérea na ampliação de serviços disponíveis para atender consumidores que pretendem conhecer o Nordeste brasileiro através de suas rotas para Salvador, Natal, Recife e Fortaleza, via Lisboa. Já a Azul, se apresentou ao trade britânico, lançando sua representação no Reino Unido, o programa Azul Air Pass, e a conectividade com mais de 100 destinos pelo pais.
De acordo com dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2016, 189 mil turistas ingleses visitaram o Brasil, ficando em 4° lugar entre os países europeus. Atualmente, 21 voos semanais diretos ligam a Inglaterra ao Brasil.
A VBRATA – Visit Brazil Travel Association – é uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega o trade turístico britânico e europeu emissivos para o Brasil. Destina-se exclusivamente à promoção do Brasil.