A Suíça, todo mundo sabe, é o país dos bancos, do queijo e do chocolate de grife e é também o país com o ar puro mais caro que existe. Pelo menos até agora.
Foi de um empresário suíço a ideia de engarrafar ar puro e vender para o mundo, ao preço de US$97 um pote de vidro com capacidade para meio litro – de ar puro.
Este ar suíço é engarrafado especificamente numa das regiões turísticas mais famosas da Suíça, na região do Monte Zermatt, área onde estão localizadas alguns dos mais sofisticados hotéis e estações de esqui do mundo.
Ao receber o vidro com meio litro de ar puro, o cliente recebe também um certificado de autenticidade e as coordenadas do GPS, que garantem o exato lugar onde o ar foi recolhido.
A ideia deu tão certo que já existem outros empresários pelo mundo vendendo o ar puro de lugares como as montanhas rochosas canadenses ou o litorais desertos da Grã-Bretanha.
No caso do ar engarrafado de Zermatt, 25% do lucro das vendas vai para uma organização sem fins lucrativos, que tem como propósito oferecer água limpa e saneamento para países necessitados.
Até agora já foram doados mais de US$100 mil, o que mostra a rentabilidade do ar puro da Suíça.
A ideia vale também para o Brasil, que tem lugares onde o ar também é puríssimo, como por exemplo, o ar de Natal, que é considerado o mais puro das Américas.
Se você quiser respirar o ar puro da Suíça, pode pegar um avião ou enviar um pedido para o site www.mountainairfromswitzerland.com.