A multa divulgada neste fim de semana pelo Departamento de Transportes dos EUA é a segunda maior já cobrada contra uma companhia aérea por violar regulamentações de atraso. Em 2016, o DOT multou a American Airlines por US $ 1,6 milhão e também a Southwest Airlines pelo mesmo valor em 2015.
A Frontier Airlines está enfrentando esta sua terceira multa por parte do DOT, desta vez por longos atrasos que ocorreram depois que uma tempestade de neve atingiu Denver em dezembro passado durante a temporada de férias no final de ano.
O DOT anunciou a multa por "violar a regra do que proíbe longos atrasos no solo". A agência também ordenou à Frontier "cessar e desistir" de futuras violações semelhantes. A investigação indica que a Frontier permitiu que 12 vôos domésticos no Aeroporto Internacional de Denver permanecessem na pista durante mais de três horas sem fornecer aos passageiros a chance de desembarcar ou explicações corretas.
O DOT exige que as companhias aéreas dos EUA que operam uma aeronave com 30 ou mais lugares são proibidas de deixar os vôos domésticos permanecerem na pista durante mais de três horas sem dar aos passageiros a oportunidade de deixar o avião. Algumas exceções aplicam-se nos casos de segurança, ou razões relacionadas ao controle de tráfego aéreo.
Além disso, as companhias que operam nos EUA devem ter planos de contingência de atraso em pista, bem como recursos suficientes, para implementar os planos de fornecer alimentos e água, além do funcionamento correto dos lavatórios.
No caso da Frontier, ela não ajustou suas operações; neve e congestionamento do aeroporto foram suas alegações, não aceitas.
"A Frontier não conseguiu avaliar adequadamente a situação durante o auge da tempestade de neve e continuou a experimentar problemas de disponibilidade de portões e uma falta de pessoal no chão após a tempestade ter passado", concluiu o DOT em um comunicado. "Além disso, a companhia não conseguiu atrasar, desviar ou cancelar um número suficiente de vôos programados para chegar a Denver, apesar de estar ciente das condições climáticas e não aceitou os serviços oferecidos pelo aeroporto".
Esta é a terceira multa da Frontier que em julho, teve uma de US $ 400.000 e outra em agosto, esta de US $ 40.000 por bagagem perdida ou danificada.
A empresa, que vive um extenso período de expansão, anunciou recentemente pelo CEO Barry Biffle que terá voos para 21 novas cidades norte-americanas a partir da Primavera doi próximo ano, cobrindo 80% do território com 85 novas rotas com tarifas de baixo custo.