O primeiro dia de programação técnica do 23º Salão Paranaense de Turismo reuniu agentes de viagens em painéis e palestras diversificadas. Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente para o mercado atual. Estes aspectos, somados com a intensa visitação à feira e seus estandes.
Para o presidente da Abav-PR, Paulo Kempe, entidade que promove o Salão, 'esta foi a melhor sexta-feira no histórico do evento. Foi muito boa a presença dos agentes que realizaram todos os ítens propostos em nosso convite, da feira às capacitações'.
O presidente da Abav-PR também comentou o impacto do discurso do prefeito Rafael Greca na abertura do 23o. Salão: “foi empolgante e que repercussão!”
Os agentes de viagens tiveram oportunidades diferenciadas de ampliar conhecimentos. Na primeira palestra, Paula Fariña, que atua no Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina trouxe para o público ofertas tradicionais e novidades com o foco em Buenos Aires, como o uso de bicicletas e carros elétricos em lugares pouco visitados da região. Ainda na parte de destinos, a África e seus encantos também foram mostrados na palestra da representante e executiva da HIP Hotels Internacional Partners, Fernanda Doria, e do diretor da Akilanga Brasil, Ricardo Velasco. Eles apresentaram os serviços oferecidos e o que o cliente pode encontrar no destino, como os safaris, além das novidades hoteleiras.
Entre os destinos nacionais, e participando pela primeira vez, o estado do Maranhão teve a palestra do secretário adjunto de turismo do estado, Hugo Veiga. “Quero convencer os agentes de viagens a formatar novos produtos para o interesse dos consumidores”, afirmou o representante maranhense.
No painel “Vitrine do Paraná Turístico – Motivos de Viajar”, o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, reafirmou que a região possui um elevado potencial turístico, mas que ainda acaba apresentando ao público externo apenas o litoral, a capital Curitiba e a cidade de Foz do Iguaçu. “São ao todo 14 áreas de turismo no Paraná e é necessário falar sobre elas”, destacou.
Complementando o tema, foi lançado o Programa de Incentivo ao Turismo Interno no Paraná. A ideia é incentivar as empresas a apostarem nos destinos emergentes do estado.
Publico completo nas sessões de treinamento / (Foto Ernesto Vasconcelos/Divulgação).
Na parte de qualificação sobre a profissão de agentes de viagens, o dia inaugural do Salão contou com três palestras. Para falar sobre a gestão do turismo nos dias atuais, o palestrante do ICCABAV, Lucio Oliveira. Ele acredita que o profissional precisa ser um empreendedor de seu próprio negócio, conhecendo todas as possibilidades para a realização de seu trabalho. “Visão de dono, coragem empreendedora e entender as competências do mercado é essencial para saber lidar com as tendências mercadológicas”, assinalou.
Em “Agente de Viagens vencedor & Motivado”, outra palestrante do ICCABAV, Kelly Malheiros, destacou que superar as expectativas de quem o contrata é a chave para o sucesso, já que o agente de viagem é um consultor de experiências. Encerrando o tema, o consultor de expansão da Signature Brasil, André Berbéri, mostrou a importância das prospecções e o bom atendimento ao cliente. Defende que é preciso que o agente de viagens crie uma lógica no seu atendimento a fim de melhorar o processo de venda.
Distribuída em duas salas, a agenda de qualificação com palestras e painéis segue sua programação neste sábado, dia 18 de março
www.salaoparanaense.com.br.