Com o enoturismo em alta, o consumo e as experiências somam posições, e o turismo passou a ter mais um grande segmento de destaque, em regiões específicas e também em nível mundial. Uma consagração vem agora com a instalação neste mes de da Cidade do Vinho, em Bordeaux. Um complexo que é, ao mesmo tempo, um parque temático, um museu e uma impactante obra arquitetônica.
Bordeaux é famosa por seus vinhedos, e está apresentando com este novo atrativo, um dos mais ambiciosos projetos do mundo do vinho envolvendo o patrimônio cultural e universal. São 20 setores que cobrem a história da bebida desde os seus milenares princípios até a atualidade.
O ideário é que os visitantes possam experimentar o vinho em todos os sentidos, com uma total imersão multissensorial. Em uma montagem multimídia inédita, permite que os visitantes possam participar de uma conversas com ilustres personagens em diferentes épocas, 'falando' de seus vinhos preferidos. Voltaire, Churchill e Napoleão Bonaparte estão entre eles.
Com linhas de vanguarda, o edifício cobre uma superfície de 13.350 m2, tem oito andares, muda de cores segundo a hora do dia e a intensidade soltar. Tem 55 metros, é o mais alto da área central de Bordeaux e oferece vistas espetaculares através do seu mirante no oitavo piso.
Conta com auditórios para 250 pessoas em palestras sobre a bebida, promove sessões de degustação e tem uma boutique de compra para 800 tipos diferentes de vinhos – 200 deles são franceses. O seu restaurante Latitude 20 conta com uma adega com mais de 14 mil garras e lá se encontram vinhos de diferentes regiões produtoras do mundo, inclusive do Brasil.
E de outros lugares inesperados como Madagascar, Bali, India, Tailândia, Etiopia e Tahiti.
Entre passado e futuro para os que buscam maior conhecimento sobre o vinho, possibilita também passeios para crianças, com dispositivos tecnológicos e interarativos. Celebra ainda,em sua programação, exposições temporais e espetáculos artisticos com o vinho sendo o tema.
Durante a EURO2016 tem promovido transmissões dos jogos e a seguir competições amistosas com vinhos dos países que atuam no dia. A cidade também ganhou um novo estádio para o torneio continental, a Arena Bordeaux tem capacidade para 42 mil lugares.