O Brasil é o 15º. destino que mais recebe estudantes norteamericanos e quer aumentar este potencial. Entre estudos e pesquisas, os estudantes estrangeiros representam apenas 1,8% na relação de visitantes e este é um numero que tem muitas condições para aumentar.
O segmento é um dos mais pretendidos e para tal a Embratur programou uma intensa participação na 68ª. Conferência Anual & Expo da NAFSA – a Associação de Eucadores Internacionais que começa neste domingo (29), em Denver, no Colorado.
Come and Study in Brazil é o slogan que constará no estande da Embratur
As ações para trazer mais intercambistas ao Brasil são fruto de parceria da Embratur com a Associação Brasileira de Educadores Internacionais (FAUBAI), a Brazilian Language & Travel Association(BELTA), o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão Fullbright Brasil.
O estande brasileiro contará com a participação de 14 instituições de educação superior (UniEVANGÉLICA Centro Universitário de Anápolis, Pontifícia Universidade Católica – PUC Rio, Instituto INSPER, Universidade Paulista – UNIP, Universidade Federal do ABC – UFABC, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, representando 7 universidades desse Estado; Universidade Tiradentes – UNIT) e a agência de turismo educacional (Campus Brasil).
Além da participação na feira, os integrantes da comitiva brasileira poderão negociar acordos de cooperação. A FAUBAI também promoverá uma recepção para convidados que contará com a apresentação da Orquestra Jovem de Diamantina. Serão 10 músicos apresentando repertório de Tom Jobim.
Por cinco dias, a NAFSA deve reunir mais de 11 mil profissionais da área de educação internacional de 100 países. Na programação, workshops, pavilhão de exposição com mais de 400 expositores, conferências, sessões sobre intercâmbio educacional e oportunidades de networking.
Os estudantes vêm ao Brasil para estudar, mas também para conhecer a nossa identidade cultural e nossas belezas naturais, e segundo o interino presidente do instituto, José Antônio Parente, a promoção do Brasil como destino educacional melhorou nos dois ultimos anos: somente em 2014, 100 mil estudantes estrangeiros desembarcaram no País para aprimorar estudos.
Por cinco dias, a NAFSA deve reunir mais de 11 mil profissionais da área de educação internacional de 100 países. Na programação, workshops, pavilhão de exposição com mais de 400 expositores, conferências, sessões sobre intercâmbio educacional e oportunidades de networking.
O fluxo mundial de estudantes estrangeiros alcançou mais de 4 milhões e tem projeção de 8 milhões de estudantes até 2025. Os asiáticos são os que mais viajam ao exterior por motivos de estudos. Os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Alemanha, a Austrália, o Canadá e o Japão são os países que mais recebem estudantes estrangeiros.
Nos últimos 10 anos, o gasto de estudantes estrangeiros no Brasil aumentou 147%, segundo dados do Banco Central. Em 2014, os intercambistas investiram 150 milhões de dólares em programas educacionais, culturais e esportivos no País.