• Fale Conosco
quarta-feira, 15 outubro, 2025
Travel3
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
Travel3
No Result
View All Result
Home Ir e Vir

Até quando iremos sonhar com as ferrovias brasileiras?

Claudia Tonaco por Claudia Tonaco
10 de fevereiro de 2023
in Destaque, Home, Ir e Vir
10

(Foto: Divulgação)

O Brasil tinha tudo para ter uma malha ferroviária a altura da sua extensão territorial…

A Indústria da Aviação é responsável por 3,5% do aquecimento global desenfreado. E por isso as companhias aéreas têm trabalhado arduamente para zerar a emissão de Carbono. A meta é fazer isso acontecer em 2050.

Pesquisas e experiências estão sendo feitas para desenvolver a produção de Combustíveis Sustentáveis para a Aviação. Atualmente quase 500 mil equipamentos já estão voando abastecidos com um maior ou menor percentual desse tipo de combustível. E felizmente já existem empresas aéreas testando voos alimentados com 100% de Combustíveis Sustentáveis para a Aviação.

A Indústria da Aviação está fazendo sua parte para reduzir suas pegadas de carbono e os resultados têm sido positivos, com a produção de Combustíveis Sustentáveis para a aviação crescendo 200%. A verdade, porém é que ainda há muito chão pela frente antes que essa indústria alcance a tão desejada meta. Mais difícil ainda é prever quando, ou se os aviões do futuro serão abastecidos com uma bateria, exatamente como acontece hoje com os carros elétricos.

Cerca de 4 bilhões de pessoas serão passageiras de um voo até 2024 e mais da metade dessas pessoas – 56% – estão preocupadas com a radical mudança do clima da Terra. Elas estão, inclusive, abertas a mudar o seu meio de transporte. Ao invés de viajar de avião, elas escolherão uma outra opção, fazendo a sua parte para a recuperação da saúde do planeta.

RCD 2025 Outubro Desk HRPunCana
Ferrovias

Ferrovias para um país que tanto precisa delas

No caso do Brasil, entretanto, se resolvermos não viajar de avião, nossa opção será ir de carro ou ônibus, porque o nosso país de proporções continentais não tem ferrovias. Vale lembrar que elas, as estradas de ferro, são um meio de transporte perfeito para países de grande extensão territorial.

Entra governo, sai governo, e não há luz no fim do túnel, porque nem túnel existe! A retórica de todos os governos brasileiros até agora tem sido a mesma, desde que me entendo por gente: criar mais empregos, impulsionar a economia, e blá, blá, blá.

Diversa Africa Desk

E por que até hoje não investimos em ferrovias? Quem teve o privilégio de estudar, deve se lembrar das aulas de história que falavam sobre a ascensão da Indústria Automobilística na metade do Século 20 e a queda da Indústria Ferroviária na sequência.

O resultado lamentável é o que vemos hoje. Falta de acessibilidade e total falta de visão de futuro. Talvez o cérebro dos nossos governantes seja pequeno demais para um país do tamanho do Brasil.

Tags: ferroviaferroviasviagem de trem
ShareTweetSharePin
Previous Post

Valle Nevado Ski Resort apresenta promoção para a próxima temporada

Next Post

URBAN by UNU lança pacotes para Noite de Núpcias

Next Post
URBAN by UNU - Pacote Núpcias

URBAN by UNU lança pacotes para Noite de Núpcias

Comments 10

  1. Marcos Oliveira da Fonseca says:
    3 anos ago

    Houve um aumento recente no uso de ferrovias, mas ainda há muito que se fazer.

    Porém, isso se refere a cargas. Transporte de passageiros? Esqueçam. As duas linhas de passageiros de longa distância são operadas pela Vale, muito a contragosto, pois o contrato de privatização exige a manutenção dessas linhas.

    De qualquer forma, um vagão de trem carregado tira duas ou três carretas da estrada, o que agiliza o trânsito e diminui a ocorrência de acidentes.

    Responder
    • ANTÔNIO APARECIDA says:
      3 anos ago

      Obra faraônica. Um Expresso Intercontinental, requer muita vontade Política.

      Responder
    • ANTÔNIO APARECIDA says:
      3 anos ago

      Obra faraônica.Expresso Intercontinental, de grande velocidade.

      Responder
      • ANTÔNIO APARECIDA says:
        3 anos ago

        Um Expresso Intercontinental de grande velocidade, no Brasil.

        Responder
  2. José Eduardo Pimenta says:
    3 anos ago

    Quando governos do Brasil priorizam investir os poucos recursos existentes em obras em outros países, sem o menor pudor e justificativas plausíveis, como evoluir e reduzir a demanda em ferrovias.A ferrovia TRANSNORDESTINA , se arrasta em obra há trinta anos. Com recursos do BNDES, o metro de Caracas, Venezuela ,saiu.O METRO DE BELO HORIZONTE, está aguardando recursos federais há 40 anos.

    Responder
  3. ANTÔNIO APARECIDA says:
    3 anos ago

    O trem é o transporte mais confortável, por que não pula, e barato. Maravilha seria, se tivéssemos um Expresso Intercontinental, no Brasil, de grande velocidade.

    Responder
  4. ANTÔNIO APARECIDA says:
    3 anos ago

    Cadê meu comentário?

    Responder
  5. Fernando says:
    3 anos ago

    Infelizmente o conceito de rodovias ainda será aceito por muito tempo pois as grandes empresas de transportes lucram muito com isso,e o governo,tanto faz ,de direita ou esquerda também.

    Responder
  6. Dirson Castelhano says:
    3 anos ago

    Realmente. As ferrovias precisam serem 0lhadas por outro lado.Ainda bem,que o gOverno Bolsonaro,através do Ministro Tarcísio,deu um impulso mos projetos sobre ferrovias, espero que o atual de continuidade.

    Responder
  7. Jouberth Sobrinho says:
    3 anos ago

    A razão é simples. Lobby.
    As fabricantes de caminhões e as industrias de pneus atuam forte no congresso (inclusive pagando campanhas de políticos) pra evitar o renascimento das ferrovias.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

revistatravel3

@RevistaTravel3
Desde 2007, conectando você aos melhores destinos
Lazer, negócios + aventura
Por Caroline & Claudia Tonaco
Link na bio

Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos s Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos sobre esse tema, então fique por dentro:

🌎 O que mudou? 

A LATAM foi a primeira companhia a lançar a tarifa Basic Internacional sem mala de cabine incluída, em outubro de 2024. 

Agora, desde ontem, 14 de outubro de 2025, a GOL passou a adotar política semelhante em seus voos internacionais. 

Essas tarifas, de ambas as companhias aéreas, são voltadas para quem viaja leve e quer pagar menos — mas com um detalhe importante: 

👉 a mala de cabine deixou de estar incluída nessas tarifas. 

MAS ATENÇÃO: a mudança não atinge passagens emitidas anteriormente!

🛫 LATAM — Tarifa BASIC INTERNACIONAL 

• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como mochila ou bolsa. 
• Peso máximo: 10 kg 
• Medidas: 45 × 35 × 20 cm 
• O item precisa caber embaixo do assento. 
• Para levar a mala de cabine tradicional (55 × 35 × 25 cm), é preciso pagar à parte — a compra pode ser feita até 6 horas antes do voo. 

💡 Nas demais tarifas (Light, Plus e Top), a mala de cabine continua incluída normalmente. 

🛫 GOL — Tarifa BASIC INTERNACIONAL (novidade de 2025) 

• A companhia passou a oferecer uma opção sem mala de cabine incluída. 
• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como bolsa ou mochila, de até 10 kg. 
• Medidas recomendadas: 40 × 30 × 20 cm. 
• A mala de cabine (até 10 kg) só pode ser levada mediante pagamento adicional. 

💡 A nova tarifa está disponível em rotas internacionais da GOL, inclusive América do Sul. 

🧳 E nos voos dentro do Brasil? 

Fique tranquilo! Pelo menos por enquanto, nada muda!

Nos voos domésticos, segue a regra da ANAC: 
✅ 1 mala de mão (até 10 kg) + 1 item pessoal.
Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem matou Odete Roitman, o cenário do crime brilha ainda mais na vida real!

O lendário Copacabana Palace, A Belmond Hotel, acaba de ser eleito o melhor hotel da América do Sul pelo Condé Nast Traveller Readers’ Choice Awards 2025 do Reino Unido.

E as boas notícias não param por aí — o ícone carioca também recebeu duas chaves do Guia Michelin, reconhecimento que celebra experiências de hospitalidade excepcionais.

Com mais de um século de história, o @belmondcopacabanapalace segue como sinônimo de sofisticação, elegância e autenticidade — protagonista nas telas e na hotelaria mundial. 

#Travel3 #CopacabanaPalace #Belmond #ValeTudo #HotelPremiado #RioDeJaneiro #HotelariaDeLuxo #CondéNastTraveller #GuiaMichelin
Em plena Floresta Amazônica, entre as copas das árvores, o @juma_amazon_lodge mostra como é possível unir conforto e sustentabilidade em um hotel na selva. 

Com bangalôs sobre palafitas, restaurante, piscina e redário voltados para o rio Juma, o melhor é que o hotel agora opera com energia 100% limpa e autônoma.

E segue oferecendo aos hóspedes uma imersão completa na floresta, para que possam aproveitar da gastronomia regional aos passeios guiados.

#Amazônia #TurismoSustentável #JumaAmazonLodge #Amazonas #Brasil #Viagem #Ecoturismo #HotelNaFloresta #travel3 #sustentabilidade #florestaamazonica @torranogi @rougecomunicacao
Já salva essa dica porque é boa! O Residence Inn Já salva essa dica porque é boa!
O Residence Inn by Marriott @residenceinnplayadelcarmen foi mais um hotel que visitei na Riviera Maya e que indico para quem busca praticidade sem abrir mão do conforto.

Com unidades em Cancún, Playa del Carmen e Mérida, a marca oferece suítes amplas, com cozinha moderna e totalmente equipada, perfeitas para quem gosta de preparar suas próprias refeições.
No lobby, um mini market garante conveniência para emergências de última hora.

Além disso, o hotel conta com academia bem equipada e um rooftop agradável, com bar e piscina, ideal para relaxar depois de um dia intenso de passeios ou trabalho.

É a opção perfeita para famílias, viajantes de negócios ou quem planeja uma temporada mais longa no México, com a liberdade de um apartamento e o cuidado e segurança da hospitalidade Marriott.
•
#rcdhotels #travel3 #residenceinnmarriott #playadelcarmen #cancun #merida #famfest #famfestlatam @rougecomunicacao @famfestlatam
Siga no Instagram
[Valid RSS]
  • Fale Conosco

© 2022 Travel3

No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende

© 2022 Travel3

Este website utiliza cookies. Para continuar navegando você precisa concordar com nossas políticas de privacidade.