Turkish Airlines encomendou pesquisa global que revelou curiosidades
Você gostaria de ter, ao seu lado no avião, uma pessoa que passasse a viagem inteira conversando ao celular?
OK, a viagem inteira não.
Metade dela?
20%?
5 minutinhos apenas?
Ao que tudo indica, a internet é bem-vinda a bordo, mas falar ao telefone continua sendo preterido pela maioria dos viajantes. Foi isso o que revelou uma pesquisa encomendada pela Turkish Airlines.
Celular a bordo é sinônimo de…
A pesquisa mostrou que 89% dos entrevistados querem que os aviões continuem sendo um espaço livre de conversas ao celular.
A razão básica alegada pelos entrevistados é transformar o tempo a bordo num precioso momento para… ficar em paz!

OK… não completamente porque a gente sempre vê a bordo aquele homem, ou aquela mulher, que ligam o computador logo após a decolagem e abrem uma planilha de Excel. E, convenhamos, não existe paz diante de uma planilha de Excel.
Outra explicação contumaz dada pelos entrevistados, é que ninguém suporta ficar ouvindo a conversa do vizinho. Em contrapartida, 90% dos passageiros querem ter um bom serviço de entretenimento de bordo. E 77% querem serviço de internet durante o voo.
A pesquisa quando vista a partir de nichos
Esta é a visão global sobre o assunto. Entretanto, quando a pesquisa analisa nichos de mercado, a opinião é praticamente inversa.
A grande maioria dos passageiros da China, e também da Índia e parte dos Emirados Árabes, querem ter o direito de fazer chamadas telefônicas a bordo.