Ceviche de badejo seduz os clientes do hotel-boutique de Arraial d’Ajuda
Quem frequenta Arraial d’Ajuda já sabe que degustar uma refeição no restaurante do Maitei Hotel é se deliciar com uma proposta gastronômica que reflete o sul da Bahia e, de quebra, ter a possibilidade de contemplar do alto de uma colina uma vista em 360 graus para o Atlântico.
Com menu assinado pela chef Fernanda Possa, os pratos brindam o paladar com sabores e aromas que aguçam os sentidos e permanecem para sempre na memória.
Destaque do cardápio, o ceviche de badejo é um dos mais pedidos pelos clientes. A chef utiliza um peixe local extremamente fresco e, entre outros ingredientes, a manga, que é responsável pela docilidade e tropicalidade do prato, além da pupunha, que confere a necessária crocância.
Quando criei essa receita, minha ideia foi imprimir um ar mais tropical e uma certa textura, elementos que, em conjunto, proporcionam uma experiência degustativa mais ampla e rica. Essa alquimia de ingredientes e temperos provoca uma admirável explosão de sabores.
Fernanda Possa – Chef do restaurante do Maitei Hotel
Com vista para o mar e ambiente aconchegante, o restaurante do Maitei Hotel dispõe de apenas 22 lugares, todos mediante reserva. A adega reúne 37 rótulos de vinhos selecionados cuidadosamente pelo sommelier Núbio Ribeiro, os quais são harmonizados aos pratos do menu. Seja qual for o pedido, qualidade e frescor dos ingredientes sazonais traduzem-se numa deliciosa imersão gastronômica.

Confira, a seguir, a receita do ceviche de badejo do Maitei Hotel
Ingredientes (porção individual)
100 gramas de filé de badejo
100 gramas de palmito pupunha
30 gramas de manga
Limão (a gosto)
Azeite (a gosto)
Pimenta dedo-de-moça (a gosto)
Coentro (a gosto)
Cebola roxa (a gosto)
Como preparar
Corte o filé de badejo, o palmito e a manga em pequenos pedaços e pique o coentro, a pimenta e a cebola roxa. Em um recipiente, coloque os cubos de peixe, manga e palmito e acrescente a cebola roxa, a pimenta, o coentro, o sumo de limão e o azeite. Misture tudo suavemente e sirva de imediato.

Sobre o Maitei Hotel
Maitei, em tupi-guarani, significa “saudações”. Esse termo, não por acaso, dá nome ao hotel, um refúgio que conta com apenas 17 suítes, das quais 9 com vista panorâmica para o Atlântico e estrategicamente localizado no alto de Arraial d´Ajuda (Bahia). Inaugurado em dezembro de 2005, tem seu projeto arquitetônico e paisagístico assinado pelo arquiteto Luciano Soares, que procurou mesclar sofisticação e rusticidade em um ambiente agradável e aconchegante.
Todas as suítes contam com hidromassagem e, entre as facilidades oferecidas, há duas piscinas, sauna a vapor, sala de ginástica e spa (capacidade para duas pessoas). Premiado pelo TripAdvisor e Conde Nast Johansens, o Maitei Hotel, que não aceita hóspedes com idade inferior a 12 anos, tem os selos de certificação da Conde Nast Johansens, Sul Hotels e Circuito Elegante.
Saiba mais = maitei.com.br