
Até segunda-feira, mais de 713 mil viajantes devem passar pelos principais aeroportos do país
O feriado de 12 de outubro já movimenta estradas e aeroportos em todo o Brasil – e após meses de restrições, diferentes destinos nacionais se preparam para receber um grande número de viajantes. Nesse sentido, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo, mais de 713 mil pessoas devem passar pelos principais aeroportos do país entre sexta-feira (09/10) e segunda-feira (12/10).
As maiores movimentações são esperadas no Aeroporto Internacional de Brasília e no Aeroporto Santos Dumont (RJ); que devem receber, respectivamente, cerca de 129 mil e 75 mil passageiros no período. Já as cidades que devem receber maior número de visitantes são a capital paulista + Rio de Janeiro + Recife + Fortaleza.
Leia mais = Vale do Café se prepara para receber turistas no 12 de outubro
Além disso, para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, este feriado deve ter um movimento ainda maior que o de 7 de setembro – e acelerar a retomada do setor.
Estes números crescentes mostram a intenção dos brasileiros de desbravar os destinos nacionais e a confiança nos protocolos de segurança sanitária propostos pelo MTur, retornando às atividades turísticas com responsabilidade e com todos os cuidados sanitários para a prevenção da Covid.
Marcelo Álvaro Antônio – Ministro do Turismo
Segurança na retomada
Além da reabertura de atrativos e da queda da curva de contaminações pela Covid-19, a retomada das viagens só é possível graças aos novos protocolos de segurança adotados em diferentes destinos do Brasil. O esclarecimento de dúvidas e a adoção de medidas preventivas a bordo de aeronaves também impulsionam a volta das viagens; já que os passageiros estão, cada vez mais, confiantes para viajar.
Ainda em maio, Anvisa e a ANAC estabeleceram medidas como o uso máscaras, o distanciamento mínimo de 2 metros e a higienização de terminais e aeronaves; além do incentivo a campanhas de comunicação.
E o selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro, disponibilizado pelo Ministério do Turismo, garante que mais de 22,7 mil estabelecimentos turísticos do país operam de acordo com os novos protocolos de segurança e higiene.