Com 6 regiões turísticas, país investe nos diferenciais de cada uma para receber mais visitantes
Não é de hoje que o turismo de luxo ganhou outros patamares, interesses e propósitos para aqueles viajantes mais exigentes, indo muito além de uma hospedagem em hotel 5 estrelas. E a Colômbia é um país onde é possível desbravar uma cultura autêntica, repleta de viagens exclusivas de alta qualidade, num lugar onde a natureza exuberante e a história se tornam protagonistas.
Com a evolução da sua infraestrutura hoteleira e a expansão da sua conectividade aérea ao longo dos últimos anos, o país hoje possui ofertas turísticas exclusivas, unindo o conforto de hotéis estrelados com experiências únicas cada destino. Isso tudo incentiva o ProColombia, órgão federal que trabalha para promover o turismo no país, a apostar cada vez mais no potencial turístico do destino.
Além da ProColombia, por todo o país há agências e hotéis que fazem parte da Traveler Made, uma rede de designers de viagens de luxo, na qual especialistas de todo o mundo se reúnem para oferecer experiências únicas e autênticas aos visitantes. Esta rede mundial conta hoje com mais de 3 mil agentes de viagem e 445 empresas internacionais especialistas em turismo de luxo, com presença em 70 países.
O turismo de luxo mudou de patamar. As experiências autênticas que todas as nossas regiões turísticas podem proporcionar aos visitantes comprovam justamente isso. A Colômbia tem uma grande oferta hoteleira cinco estrelas, que se combina perfeitamente com os inúmeros atrativos não encontrados em nenhum lugar no mundo.
Carmen Cabellero – Presidente da ProColombia
+ Cartagena das Índias = Autêntica + Bela + Inesquecível
Segundo dados apresentados, 5 fatores fortalecem o incentivo ao Turismo Colombiano:
1. Uma grande variedade de experiências em uma só viagem: diversidade cultural e natural graças às 6 regiões turísticas do país;
2. Um destino com encanto: o calor do povo colombiano faz o país ser dos mais hospitaleiros do mundo;
3. O destino do Epicurismo: o país conta com dez dos 50 melhores restaurantes da América Latina, além do melhor restaurante com uma chef mulher em todo o mundo, bem como uma grande seleção de hotéis de luxo e experiências feitas sob medida para o turista;
4. 365 dias de temperatura tropical: as temperaturas variam de acordo com a altitude. A estação seca vai de dezembro a março. A estação chuvosa, vai de abril a outubro;
5. Conectividade: a Colômbia hoje tem mais de 1,1 mil voos semanais diretos, conexões com 26 países e 26 companhias aéreas que operam para dez cidades no país.
A Colômbia está dividida em seis regiões turísticas, todas com suas características e atrativos únicos: o Grande Caribe Colombiano; o Pacífico Colombiano; Andes Colombianos Ocidentais; Andes Colombianos Orientais; o Maciço Colombiano e a Amazônia-Orinoco Colombiana.
Grande Caribe Colombiano
O Grande Caribe Colombiano, com seu o extraordinário mar de sete cores, é das mais completas e diversificadas regiões do Caribe. Com um itinerário personalizado, é possível navegar pelas suas águas e também sobrevoar paisagens de tirar o fôlego em um passeio de helicóptero acompanhado por um especialista local. O turista ainda pode finalizar o dia com um piquenique privado na praia enquanto aprecia a vista inigualável do oceano e da selva, ou desfrutar da gastronomia colombiana num jantar privado no teatro Adolfo Mejia, em Cartagena das Índias, um lugar emblemático onde acontece o festival internacional de música clássica, óperas e peças de teatro. O jantar é feito por um chef local, acompanhado pela orquestra filarmônica de Cartagena.
Pacífico Colombiano
Um verdadeiro paraíso natural e um local chave da biodiversidade colombiana, o Pacífico colombiano é o berço das baleias jubarte, da música e da gastronomia afro-colombianas, além de ser um ponto de acesso para áreas naturais intocadas. Por lá, é possível ter o privilégio de observar as majestosas baleias em processo de acasalamento, em destinos como Gorgona, Nuqui e Utria. Cali está localizada no Pacífico, a capital mundial da salsa, onde você tem a oportunidade de desfrutar de um dos melhores shows de salsa do mundo e aprender a dançar este magnífico ritmo musical.
Andes Colombianos Ocidentais
Majestosas montanhas com cheiro de café, vilarejos coloridos e vales floridos. Esta região é ideal para exploração urbana, para os entusiastas do agro turismo e viajantes que desejam vistas panorâmicas. A natureza é exuberante, como no Vale de Cocora, uma floresta completa de “Palmas de Cera”, a árvore nacional da Colômbia, que medem cerca de 60 metros e podem viver mais de 120 anos.
Na região turística, ainda é possível aprender sobre a profunda transformação social da cidade de Medellín por meio de iniciativas de inovação social em bairros como Comuna 13 e Moravia, guiadas por historiadores especialistas e pela comunidade local.
Andes Colombianos Orientais
Fascinante equilíbrio entre tradição, lendas e modernidade estão presentes nessa região, que conta com grandes metrópoles, pequenas aldeias históricas, como Guatavita, onde ocorreu a Lenda de El Dorado, além de vales sagrados. A região proporciona ainda uma visita privada às oficinas de renomados artistas e artesãos, conhecendo as novas tendências da moda e a produção sustentável de designers locais.
Maciço Colombiano
O maciço colombiano abriga os mais importantes sítios arqueológicos colombianos, como San Agustín, a maior necrópole das Américas, e Tierradentro, um conjunto de tumbas subterrâneas decoradas com pinturas rupestres.
Na região, também vale a visita a San Agustin, um parque de 80 hectares, para descobrir os lugares mais remotos e inimagináveis da Colômbia por meio de expedições de helicóptero, sem abrir mão do conforto e do estilo.
Amazônia-Oricono
A Amazônia-Orinoco colombiana é o coração verde da Colômbia, uma terra de florestas antigas e céus azuis, formada por duas regiões de extraordinária importância – a floresta amazônica e as planícies orientais do Orinoco – que abrigam rios formidáveis, cachoeiras de tirar o fôlego, rochas com formações únicas e culturas fascinantes. Nas planícies orientais colombianas está o Caño Cristales ou o Rio das Cinco Cores, onde é possível realizar caminhadas noturnas na floresta da Reserva Natural de Calanoa, guiado por especialistas nativos.
Além disso, a bordo de aviões ou helicópteros, há a oportunidade de visitar algumas das reservas mais remotas e fascinantes da região de Llanos. É possível passar o dia explorando a reserva a canoa, em carros 4×4, através de caminhadas ou a cavalo, ouvindo as canções de trabalho dos guias cavaleiros, que foram declaradas patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.
PROTOCOLOS
Atualmente, para entrar na Colômbia é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19. Já aqueles que tomaram apenas uma dose da vacina ou não se vacinaram são obrigados a apresentar um teste PCR negativo realizado em até 72 horas antes da viagem. É necessário apresentar também o formulário de imigração digital chamado “check mig“, que deve ser preenchido 24 horas antes de entrar na Colômbia e 24 horas antes de sair da Colômbia. Além disso, é exigido o Certificado Internacional de vacinação contra a Febre Amarela emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).