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domingo, 26 outubro, 2025
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Transporte aéreo de cargas teve leve melhora em junho

Avião Preto e Branco
(Foto: Divulgação)

No entanto, segundo IATA, ritmo da recuperação do setor ainda é lento

Assim como os voos de passageiros, o transporte aéreo de cargas foi vigorosamente impactado pela pandemia de Covid-19. Felizmente, com a flexibilização às restrições de viagem, o setor apresentou sinais de retomada pelo 2° mês consecutivo; porém, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o ritmo ainda é lento.

Em comparação com o mês passado, indicadores referentes ao setor, como demanda e capacidade, tiveram uma leve alta. A demanda global, por exemplo, medida em toneladas de carga por quilômetro – CTKs – foi um dos números que melhorou; e teve a queda em relação a 2019 reduzida, de 20,1% em maio para 17,6% em junho.

Já a capacidade global, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro – ACTKs – apresentou uma situação semelhante à de maio; e manteve uma queda de 34,1% em relação a 2019.

E a capacidade de transporte de carga em aeronaves de passageiros acumulou 70% de queda em relação a junho de 2019. O número, no entanto, é parcialmente compensado pelo aumento de 32% na capacidade de aeronaves de carga otimizadas.

LosCabos Copa Desk

A corrida para levar equipamentos de proteção individual (EPIs) aos vários mercados diminuiu com a normalização das cadeias de suprimentos, permitindo que os despachantes usem opções mais baratas; como o transporte marítimo e ferroviário.

Além disso, a crise de capacidade continua por conta do ritmo mais lento na retomada das operações de passageiros

Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA

Influência do comércio global sobre o Transporte aéreo de cargas

Em junho, o índice do PMI – Purchasing Managers Index – que mede a atividade de gestores de compras subiu 11 pontos em relação a maio. Além disso, outro indicador do PMI que analisa a produção global do setor de manufaturas também apresentou melhora; e chegou ao nível mais alto desde janeiro.

O transporte aéreo de carga está, de longe, mais saudável do que o mercado de passageiros, mas os negócios continuam enfrentando desafios.

Embora a atividade econômica esteja sendo retomada após grandes interrupções por causa da pandemia, não houve um grande aumento na demanda.

Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA

Por região, como está a situação do Transporte aéreo de cargas

Em relação a junho do ano passado, todas as regiões sofrem com a queda do setor. Nesse contexto, as companhias mais atingidas são as da América Latina, com queda anual de 29,4% na demanda internacional.

Diversa Africa Desk

Logo em seguida, as companhias da Europa enfrentam queda anual de 27,6% nos volumes de carga internacional em junho; com uma pequena melhora em relação aos -29,5% registrados em maio.

Enquanto isso, as transportadoras do Oriente Médio acumulam queda anual de 19,1% em junho; com um bom avanço em relação a maio, quando a queda era de 24,9%. Por outro lado, o Oriente Médio registra a menor redução da capacidade internacional, que diminuiu 25,8% em comparação com junho de 2019.

Na Ásia-Pacífico, a demanda por carga aérea internacional acumulava queda de 20% em junho; uma ligeira melhora em relação ao -21,3% registrado em maio.

Na contramão, a África viu a demanda pelo transporte aéreo de cargas cair em relação a maio. A contração anual da demanda, que no mês anterior era de 7,3%, cresceu para 13,8% em junho.

Por fim, as companhias da América do Norte são as que registram menor impacto anual. Na região, a demanda por carga internacional registra variação de -8,8%, graças à frota de cargueiros e ao apoio fiscal do governo dos Estados Unidos.

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@RevistaTravel3
Desde 2007, conectando você aos melhores destinos
Lazer, negócios + aventura
Por Caroline & Claudia Tonaco
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O novo Scenic Ikon, iate da frota Scenic Discovery O novo Scenic Ikon, iate da frota Scenic Discovery Yacht, promete levar o conceito de cruzeiro de luxo a outro nível. Seu lançamento foi anunciado pelo Scenic Group, representado no Brasil com exclusividade pela @vellerepresentacoes.

A viagem inaugural partirá de Veneza, em abril de 2028, e já está com reservas esgotadas.

Com 135 suítes com varanda e capacidade para 270 hóspedes, o navio une conforto, tecnologia e design sustentável. 
Terá 15 opções de restaurantes e lounges, um spa de dois andares e até um submersível e helicópteros para explorar destinos remotos.

Na primeira temporada, o Scenic Ikon passará por 110 portos em 21 países, do Mediterrâneo à Antártica. Um projeto que reforça o compromisso da Scenic com inovação e operação de baixo impacto ambiental — sem abrir mão da sofisticação.

🌍 Um novo capítulo para quem ama navegar pelo mundo com estilo e consciência.

📸 Divulgação / Scenic Group
Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos s Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos sobre esse tema, então fique por dentro:

🌎 O que mudou? 

A LATAM foi a primeira companhia a lançar a tarifa Basic Internacional sem mala de cabine incluída, em outubro de 2024. 

Agora, desde ontem, 14 de outubro de 2025, a GOL passou a adotar política semelhante em seus voos internacionais. 

Essas tarifas, de ambas as companhias aéreas, são voltadas para quem viaja leve e quer pagar menos — mas com um detalhe importante: 

👉 a mala de cabine deixou de estar incluída nessas tarifas. 

MAS ATENÇÃO: a mudança não atinge passagens emitidas anteriormente!

🛫 LATAM — Tarifa BASIC INTERNACIONAL 

• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como mochila ou bolsa. 
• Peso máximo: 10 kg 
• Medidas: 45 × 35 × 20 cm 
• O item precisa caber embaixo do assento. 
• Para levar a mala de cabine tradicional (55 × 35 × 25 cm), é preciso pagar à parte — a compra pode ser feita até 6 horas antes do voo. 

💡 Nas demais tarifas (Light, Plus e Top), a mala de cabine continua incluída normalmente. 

🛫 GOL — Tarifa BASIC INTERNACIONAL (novidade de 2025) 

• A companhia passou a oferecer uma opção sem mala de cabine incluída. 
• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como bolsa ou mochila, de até 10 kg. 
• Medidas recomendadas: 40 × 30 × 20 cm. 
• A mala de cabine (até 10 kg) só pode ser levada mediante pagamento adicional. 

💡 A nova tarifa está disponível em rotas internacionais da GOL, inclusive América do Sul. 

🧳 E nos voos dentro do Brasil? 

Fique tranquilo! Pelo menos por enquanto, nada muda!

Nos voos domésticos, segue a regra da ANAC: 
✅ 1 mala de mão (até 10 kg) + 1 item pessoal.
Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem matou Odete Roitman, o cenário do crime brilha ainda mais na vida real!

O lendário Copacabana Palace, A Belmond Hotel, acaba de ser eleito o melhor hotel da América do Sul pelo Condé Nast Traveller Readers’ Choice Awards 2025 do Reino Unido.

E as boas notícias não param por aí — o ícone carioca também recebeu duas chaves do Guia Michelin, reconhecimento que celebra experiências de hospitalidade excepcionais.

Com mais de um século de história, o @belmondcopacabanapalace segue como sinônimo de sofisticação, elegância e autenticidade — protagonista nas telas e na hotelaria mundial. 

#Travel3 #CopacabanaPalace #Belmond #ValeTudo #HotelPremiado #RioDeJaneiro #HotelariaDeLuxo #CondéNastTraveller #GuiaMichelin
Em plena Floresta Amazônica, entre as copas das árvores, o @juma_amazon_lodge mostra como é possível unir conforto e sustentabilidade em um hotel na selva. 

Com bangalôs sobre palafitas, restaurante, piscina e redário voltados para o rio Juma, o melhor é que o hotel agora opera com energia 100% limpa e autônoma.

E segue oferecendo aos hóspedes uma imersão completa na floresta, para que possam aproveitar da gastronomia regional aos passeios guiados.

#Amazônia #TurismoSustentável #JumaAmazonLodge #Amazonas #Brasil #Viagem #Ecoturismo #HotelNaFloresta #travel3 #sustentabilidade #florestaamazonica @torranogi @rougecomunicacao
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