• Fale Conosco
sexta-feira, 12 junho, 2026
Travel3
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
Travel3
No Result
View All Result
Home Acontece no Turismo Negócios

Transporte aéreo de carga teve pior ano desde 2009

Redação Travel3 por Redação Travel3
23 de fevereiro de 2020
in Acontece no Turismo, Ar, Destaque, Ir e Vir, Negócios
0
Aeroporto Avião

(Foto: Divulgação)

Mercado apresentou queda na demanda, mas expectativa é de melhora em 2020

A Associação Internacional de Transporte Aéreo = IATA divulgou os resultados do transporte aéreo de carga em 2019. Os números foram os piores desde 2009, ano de crise financeira global. A demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro, caiu 3,3% em relação a 2018. No mesmo período, a capacidade de transporte, ou toneladas de carga disponível por quilômetro, aumentou 2,1%.

O setor, que não registrava quedas desde 2012, teve seu desempenho determinado por fatores diversos. Os resultados foram afetados, por exemplo, pelo fraco crescimento de apenas 0,9% do comércio global. Além disso, os números são também creditados à desaceleração do PIB em economias de atividade manufatureira. Nesse cenário, a queda da confiança de empresas e consumidores também contribuiu para a retração registrada pelo mercado.

Por outro lado, para 2020, há indicativos de retomada do crescimento no setor. Mas fatores como o novo coronavírus e seu impacto no comércio mundial ainda podem desestimular o transporte aéreo de carga.

As tensões comerciais estão entre as principais causas do pior ano para o transporte aéreo de carga desde 2009. Apesar da melhoria nessas tensões, parece haver pouco progresso nessas boas notícias. Não sabemos os efeitos do impacto do coronavírus na economia global. Todas as restrições tomadas certamente serão um empecilho para o crescimento econômico. E, com certeza, 2020 será outro ano cheio de desafios para o setor de carga aérea.

Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA

Confira o desempenho registrado pelo transporte aéreo de carga em cada região

O transporte aéreo de carga só não registrou queda na África. A região Ásia-Pacífico manteve a maior parte das toneladas de carga por quilômetro = FTKs, 34,6%. Já América do Norte e Europa aumentaram a participação relativa no setor, e atingiram 24,2% e 23,7%, respectivamente.

Nobu Chicago desk

A participação do Oriente Médio se manteve estável em 13%. Enquanto isso, África e a América Latina também registraram um leve aumento, e chegaram, respectivamente, a 1,8% e 2,8%.

Ásia-Pacífico

As companhias da Ásia-Pacífico tiveram queda de 3,5% na demanda de dezembro em relação ao mesmo período de 2018. Ao mesmo tempo, a capacidade, em toneladas de carga disponível por quilômetro = AFTK, aumentou 2,8%.

Diversa FeriasJulho Desk

No total do ano, os volumes tiveram queda de 5,7%, e registraram o pior desempenho entre todas as regiões, enquanto a capacidade aumentou 1,1%. O desempenho da Ásia-Pacífico foi especialmente afetado pelas tensões no comércio internacional, já que se trata da região que mais exporta manufaturas. Também por essa razão, a Ásia registrou queda de 8% nos índices de FTK em relação a 2018.

América do Norte

Muito afetada por tensões comerciais, a América do Norte registrou queda de 3,4% nos volumes e aumento de 2,1% na capacidade em dezembro do ano passado. No total do ano, o resultado foi um pouco menos negativo = queda de 1,5% no volume e aumento de 1,6% na capacidade.

Europa

Companhias aéreas europeias apresentaram queda de 1,1% na demanda em dezembro, em relação ao mesmo mês em 2018. No mesmo período, o aumento de capacidade foi de 4,9%. O continente foi especialmente atingido pela incerteza em relação ao Brexit, e pelo ritmo lento de algumas das principais economias, como a alemã.

O resultado foi uma queda de 1,8% nos volumes de carga, com aumento da capacidade em 3,4% ao longo de 2019. Em termos de carga internacional, o desempenho foi o mais fraco desde 2012.

Oriente Médio

No caso das companhias do Oriente Médio, a queda de demanda em dezembro foi de 3,4% quando comparada com dezembro de 2018. No mesmo período, o aumento da capacidade foi de 1,9% – o menor entre as regiões.

O resultado anual foi uma queda de 4,8% na demanda, e um aumento de apenas 0,7% na capacidade. A região teve o resultado determinado, entre outros fatores, pela reestruturação de suas companhias aéreas.

América Latina

A região foi a de maior queda de desempenho em dezembro – 5,3% – e a única em que houve redução da capacidade no período, em 3,1%. No entanto, o seu resultado anual foi o segundo melhor, com queda de volumes de 0,4% e aumento de capacidade em 4,7%.

África

Única região em que houve resultado positivo, a África observou um crescimento de demanda de 10,3% em dezembro, com aumento de 7,4% no ano. Já a capacidade aumentou 10% em dezembro, e 13,3% no total de 2019. A região se beneficiou do aumento da capacidade e de investimentos asiáticos.

Tags: IATATransporte Aéreo de Cargatransporte de cargas
ShareTweetSharePin
Previous Post

Ponta Grossa tem alta na taxa de ocupação de seus hotéis

Next Post

História e cultura jamaicanas são atrações de roteiros exclusivos

Next Post
História e cultura jamaicanas

História e cultura jamaicanas são atrações de roteiros exclusivos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

revistatravel3

@RevistaTravel3
Desde 2007, conectando você aos melhores destinos
Lazer + Negócios + Aventura
Por Caroline & Claudia Tonaco

Campos do Jordão também é sinônimo de aventura Campos do Jordão também é sinônimo de aventura!

Entre os atrativos que ajudam a mostrar um lado mais ativo da cidade está o @tarundu , um dos maiores centros de lazer ao ar livre da Serra da Mantiqueira.

O espaço reúne experiências para todas as idades, com atividades que vão de tirolesa e arvorismo a teleférico, paintball, espaço kids, aulas de equitação e até patinação no gelo. 
Tudo cercado pela natureza, pelas araucárias e pelas paisagens características da região.

Além das atrações, o complexo também se destaca pela gastronomia. O restaurante Tainá-Kan combina arquitetura rústica, lareiras e um cardápio variado, e transforma a visita em um programa completo para famílias, casais e grupos de amigos.

Vale a pena conhecer, fica a dica!
•
#tarundu #camposdojordao #serradamantiqueira
Muito além do inverno, Campos do Jordão revela a Muito além do inverno, Campos do Jordão revela atrações que merecem ser descobertas em qualquer época do ano.

Entre elas está o Amantikir, um dos cartões-postais mais encantadores da Serra da Mantiqueira. O parque reúne jardins inspirados em diferentes países e estilos paisagísticos, criando cenários que convidam a caminhar sem pressa e contemplar a natureza.

O famoso labirinto de grama, os lagos, bosques e canteiros floridos transformam cada visita em uma experiência diferente. Não por acaso, o local está entre os atrativos mais visitados da cidade.

Para quem busca contato com a natureza, belas paisagens e momentos de tranquilidade, o Amantikir é uma parada obrigatória em Campos do Jordão.

📍 Campos do Jordão (SP)
#amantikir #camposdojordao #turismodenatureza #serradamantiqueira
O Workshop Brasil 2026 da @diversa.turismo fechou O Workshop Brasil 2026 da @diversa.turismo fechou com chave de ouro, numa imersão no charmoso destino Campos do Jordão!

Foi fantástico!
🍁🤎

#camposdojordao #diversaturismo #serradamantiqueira #travel3
Os museus mais interessantes do mundo já não sã Os museus mais interessantes do mundo já não são apenas lugares para ver arte — eles estão se tornando o próprio motivo da viagem.

De Los Angeles ao Japão e aos Emirados Árabes, novos espaços culturais vêm chamando atenção pela arquitetura, pelas experiências imersivas e por propostas que misturam arte, design e identidade local.

✨ Em Los Angeles, o futuro Lucas Museum of Narrative Art, criado por George Lucas, vai reunir de Star Wars a mangás, fotografia, quadrinhos e obras de Frida Kahlo em um prédio futurista que já virou atração antes mesmo da inauguração.

✨ No Japão, a ilha de Naoshima acaba de ganhar um novo museu dedicado à arte contemporânea asiática. O projeto leva assinatura de Tadao Ando e praticamente desaparece na paisagem da ilha.

✨ Já em Abu Dhabi, o recém-inaugurado Zayed National Museum ajuda a entender a história e a cultura dos Emirados Árabes além do luxo e dos arranha-céus, com arquitetura inspirada em asas de falcão.

Cada um deles mostra como arquitetura, arte e turismo cultural estão cada vez mais conectados — e como um museu pode transformar completamente um destino.

👉🏻 Tem matéria completa no site da Travel3. Link na bio.

#Travel3 #TurismoCultural #Museus #artecontemporaneo #cultura
Siga no Instagram
[Valid RSS]
  • Fale Conosco

© 2022 Travel3

No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende

© 2022 Travel3

Este website utiliza cookies. Para continuar navegando você precisa concordar com nossas políticas de privacidade.