Confira os números do desempenho das companhias aéreas divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo
O Relatório da IATA mostra que 2018 as companhias aéreas foram mais eficientes e que o mundo vem se tornando cada vez + acessível, graças ao aumento da conectividade aérea global.
Relatório da IATA – Panorama Geral
Número de pessoas que a aviação civil embarcou em 2018 = 4,4 bilhões de passageiros. Isso significou um aumento de 6,9% em relação a 2017 e 284 milhões de viagens adicionais por via aérea.
Recorde de eficiência = 81,9% dos assentos disponíveis nos aviões foram ocupados.
Consumo de combustível foi mais eficiente = Se comparado ao ano de 2010, foi uma eficiência maior que 12%.
Pares de cidades conectados com voos diretos = 22.000 pares. Isso significa 1.300 pares a mais do que 2017 e mais do que o dobro de pares de cidades conectados em 1998. Há 20 anos eram 10.250 pares de cidades.
Custo real do transporte aéreo = Nos últimos anos caiu mais da metade. Hoje o custo médio é de cerca de US$ 78 centavos por tonelada/quilômetro da receita, ou RTK.
Cias. Aéreas Tradicionais X Cias. Aéreas de Baixo Custo = O desenvolvimento do segmento de companhias aéreas de baixo custo foi maior do que o crescimento das companhias aéreas tradicionais. A capacidade das LCCs (Cias. Aéreas de Baixo Custo) aumentou 13,4%, quase o dobro se comparada com a taxa de crescimento geral do setor, que foi de 6,9%. Se em 2004 as LCCs representavam 11% da capacidade global, hoje elas detêm 21% desta capacidade. Já em relação aos assentos disponíveis, a participação global das LCCs em 2018 foi de 29%. O número foi 16% a mais do que o registrado em 2004. Cerca de 52 das 290 companhias aéreas associadas à IATA são LCCs ou companhias aéreas de novos modelos.
Relatório da IATA – Ranking Regional
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico foram, mais uma vez, as que transportaram o maior número de passageiros em todo o sistema. Confira o ranking regional:
1. Ásia-Pacício = 37,1% do mercado (1,6 bilhão de passageiros, um aumento de 9,2% em relação a 2017).
2. Europa = 26,2% do mercado (1,1 bilhão de passageiros, aumento de 6,6% em relação a 2017).
3. América do Norte = 22,6% do mercado (989,4 milhões de passageiros, aumento de 4.8% em relação a 2017).
4. América Latina = 6,9% do mercado (302,2 milhões de passageiros, aumento de 5,7% em relação a 2017).
5. Oriente Médio = 5.1% do mercado (224,2 milhões de passageiros, aumento de 4,0% em relação a 2017).
6. África = 2,1% do mercado (92 milhões de passageiros, aumento de 5,5% em relação a 2017).

As Top 5 Companhias Aéreas em transporte de passageiros
As cinco companhias aéreas que mais transportaram passageiros (RPKs) em 2018 foram:
1. American Airlines = 330,6 milhões de passageiros
2. Delta Air Lines = 330 milhões
3. United Airlines = 329,6 milhões
4. Emirates = 302,3 milhões
5. Southwest Airlines = 214,6 milhões
Os Top 5 viajantes globais
Os países cujos cidadãos mais viajam pelo mundo são:
1. Reino Unido = 126,2 milhões ou 8,6% do total de passageiros.
2. Estados Unidos = 111,5 milhões ou 7,6% do total de passageiros.
3. República Popular da China = 97 milhões ou 6,6% do total de passageiros.
4. Alemanha = 94,3 milhões ou 6,4% do total de passageiros.
5. França = 59,8 milhões ou 4,1% do total de passageiros.
Os Top 5 pares de cidades-aeroportos
Inclui tanto aeroportos regionais quanto internacionais que mais transportaram passageiros em 2018. O Relatório IATA mostra que estão todos na região Ásia-Pacífico:
1. Hong Kong – Taipei Taoyuan = 5,4 milhões de passageiros. Mostrou uma queda de 0,4% em relação a 2017.
2. Bangkok Suvarnabhumi – Hong Kong = 3,4 milhões de passageiros. Mostrou um aumento de 8,8% em relação a 2017.
3. Jakarta Soekarno-Hatta – Singapore Changi = 3,2 milhões de passageiros. Mostrou uma queda de 3,3% em relação a 2017.
4. Seoul-Incheon – Osaka-Kansai = 2,9 milhões de passageiros. Mostrou um aumento de 16,5% em relação a 2017.
5. Kuala Lumpur–International – Singapore Changi = 2,8 milhões de passageiros. Mostrou um aumento de 2,1% em relação a 2017.
Os Top 5 pares de aeroportos
Se baseou nos aeroportos domésticos que mais transportaram passageiros em 2018. Todos eles também estão todos na região Ásia-Pacífico:
1. Jeju – Seoul Gimpo = 14,5 milhões de passageiros. Mostrou um aumento de 7,6% em relação a 2017.
2. Fukuoka – Tokyo Haneda = 7,6 milhões de passageiros. Mostrou um aumento de 0,9% em relação a 2017.
3. Melbourne-Tullamarine – Sydney = 7,6 milhões de passageiros. Mostrou uma queda de 2,1% em relação a 2017.
4. Sapporo – Tokyo-Haneda = 7,3 milhões de passageiros. Mostrou uma queda de 1,5% em relação a 2017.
5. Beijing Capital – Shanghai Hongqiao = 6,4 milhões de passageiros. Mostrou um aumento de 0,4% em relação a 2017.

Alianças de companhias aéreas
1. Star Alliance = Manteve sua posição de maior aliança de companhias aéreas, com 21,9% do total de voos programados (em RPKs).
2. SkyTeam = 18,8% dos voos.
3. Oneworld = 15,4% dos voos.
Relatório da IATA – Observações ambientais
Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA, ao comentar o relatório 2018, destacou a importância das companhias aéreas no trabalho de conectar cada vez mais pessoas e lugares. E que cada vez mais pessoas têm acesso a uma passagem aérea. Além da prosperidade, outra consequência dessa acessibilidade é o custo ambiental.
Entendemos que a sustentabilidade é essencial para divulgar e colher os benefícios da aviação. A partir de 2020, limitaremos o crescimento líquido das emissões de carbono. E, até 2050, reduziremos nossa pegada de carbono para metade dos níveis de 2005. Esta meta ambiciosa de ação climática precisa do apoio do governo. É fundamental que os combustíveis de aviação sustentáveis, as novas tecnologias e rotas mais eficientes garantam o futuro mais verde que estamos buscando.
Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA