Mostra do surrealista foi considerada a Melhor Exposição do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte
Fotógrafo, pintor, escultor e cineasta, Man Ray foi um dos maiores artistas visuais do século passado. Um dos grandes nomes do movimento surrealista, ele terá suas obras expostas no Centro Cultural Banco do Brasil de BH, na exposição Man Ray em Paris.
A mostra vem para BH após passar pelo Rio de Janeiro e por São Paulo. Nela, o visitante poderá conferir 255 obras do artista ainda inéditas no país, entre objetos, vídeos, fotografias e serigrafias. As obras são de tamanho variado, e foram produzidas entre 1921 e 1940. Esse período corresponde à época em que o artista viveu em Paris, que foi também seu período de maior produção artística.
A mostra a ser exposta no CCBB será dividida em duas categorias. De acordo com as obras do autor, será apresentada a fotografia como reprodução da realidade, mas também a manipulação da realidade, que introduziu a fotografia surrealista. A fotografia era alterada pelo artista em laboratório, para a produção das rayografias-termo criado por ele mesmo. Man Ray tinha seu ateliê como referência, e já atraia artistas vanguardistas na Paris da década de 20.

Mais sobre Man Ray
Emmanuel Radnitzky – ou Man Ray – foi pintor, fotógrafo, object-maker, escultor e cineasta. Americano, nascido em 1890 na Filadélfia, é reconhecido como um dos maiores artistas de vanguarda de todo o século XX.
Na década de 10, mudou-se para Nova York e começou a estudar Arte. Foi também nessa época que ficou conhecendo e recebeu influência de artistas dadaístas, como Marcel Duchamp.
Muda-se então para Paris, em 1921, onde desfruta de seu período mais criativo. Não só ele, mas muitos outros artistas da época tiveram na cidade um ambiente favorável à produção artística. Foi lá onde Man Ray se consolidou como artista surrealista, com o diálogo entre a fotografia como representação da realidade e a manipulação de imagens.
Mas com a Segunda Guerra Mundial e o cerco nazista, Man Ray retorna para os Estados Unidos, onde também faz sucesso fotografando celebridades do cinema e da moda.
Filmes de Man Ray serão exibidos ao público
Além de intervenções como um laboratório fotográfico interativo, a exposição exibirá vários filmes assinados por Man Ray. A intenção é mostrar que o artista, conhecido principalmente por suas fotografias, foi também genial ao trabalhar com outras formas de arte.
Após tornar-se rapidamente fotógrafo profissional, sua obra oscila, de maneira contínua, entre o trabalho de encomenda – o retrato, a moda -, de um lado, e o desejo de realizar uma obra artística, do outro. Em suas palavras, o artista é um ser privilegiado capaz de livrar-se de todas as restrições sociais, cujo objetivo deveria ser alcançar a liberdade e o prazer
Emmanuelle de l’Ecotais, curadora da exposição