O livro é uma declaração de amor que revela muito sobre o mito da alta costura
Procurar informações sobre o destino que você vai visitar é necessário. Aprofundar seus conhecimentos lendo sobre as histórias ou os personagens que deram mais vida ao destino é puro diletantismo cultural. Ainda assim, é fundamental para quem busca uma maneira diferente de enxergar esta ou aquela viagem.
Visitar o Museu YSL em Marrakech é imperdível
A maneira mais encantadora de comprar um livro que conta um pouco sobre a vida de Yves Saint Laurent é Marrakech, justamente na loja do Museu Yves Saint Laurent. A instituição, que poderia estar em qualquer grande metrópole do mundo, está na cidade pela qual o estilista se apaixonou.
Cartas para um amor e um companheiro de vida
Letters to Yves foi escrito por Pierre Bergé, amor, companheiro de vida e de negócios de Yves Saint Laurent. É ao mito da alta costura que o livro é dedicado. Bergé e Laurent viveram juntos por 50 anos, até a morte do estilista, em 2008. Juntos também, Bergé e Laurent criaram, viram crescer e comandaram o império YSL.
Muito mais do que contar uma simples história de amor, Letters to Yves mostra o processo de luto de Pierre Bergé. Através das cartas escritas ao companheiro já falecido, o autor conversa com YLS e abre pequenas frestas sobre o cotidiano e a história compartilhada pelo casal.
Doces, mas também amargas, doídas mas também nostálgicas, esses lembranças jogam uma luz sobre intimidade tão bem guardada de dois personagens relevantes ao século 20.
Pierre Bergé explica no posfácio do livro:
Deep down, these letters had a single goal: take stock of our lives. Explain to those who read them, who you were, who we were.
Lá no fundo, essas cartas tinham um único objetivo: fazer um balanço de nossas vidas. Explicar para quem as lê, quem você era, quem éramos nós.

E assim o leitor vai percebendo, de maneira sutil, as nuances da relação, as disciplinas, a rotina, as permissões e doações, as renúncias e sacrifícios que os casais fazem para permanecer juntos. No caso de Bergé e Laurent acrescente temperamentos + egos de duas celebridades. Sexo e drogas, temperados com dramas e conquistas pontilham as cartas escritas por Bergé para o companheiro, que não pode mais escutá-las.
These words are for you, you who cannot hear or answer me.
Estas palavras são para você, você que não pode me ouvir ou responder.
Entretanto, mesmo escrita com parcimônia, a palavra amor permeia todas as cartas. Ao ser inserida no momento certo, mostra a preciosidade do sentimento que selou uma das grandes histórias de amor do século 20.