
No país, reabertura de estabelecimentos avança gradualmente – e viagens voltam a acontecer
Diante da melhora dos números referentes à Covid-19, a França flexibiliza gradualmente as restrições impostas ao turismo. De acordo com um cronograma próprio e regras europeias, o país já permite as viagens domésticas; e desde junho tem fronteiras abertas a residentes da União Europeia.
Ainda no dia 22 de junho as fronteiras francesas já estavam reabertas a todos os 26 países do espaço Schengen. Além disso, nesse mesmo dia foram anunciadas medidas de desconfinamento que abrangem cinemas + cassinos + salas de jogos na maioria dos territórios franceses. As excessões são Mayotte e Guiana Francesa, onde o vírus ainda está ativo.
Desde o dia 15 de junho, a França voltou a receber turistas e visitantes de toda a Europa; o que é uma grande alegria para todos os profissionais do setor.
Graças às medidas adotadas, a situação sanitária evoluiu favoravelmente e os atores do turismo francês tomaram todas as medidas necessárias para garantir a segurança de seus clientes, graças à aplicação de protocolos de saúde validados pelo governo; com a promessa, entretanto, de manter intacto o espírito de férias e a arte de viver francesa!
Caroline Leboucher – Diretora Geral da Atout France = Agência Francesa de Desenvolvimento do Turismo
Avanço da retomada
No dia 11 de julho, a França acelerou ainda mais a retomada do turismo, com a liberação de novas atividades. Na ocasião, foi decretado o fim do estado de emergência sanitária no território metropolitano; o que permitiu a volta dos cruzeiros fluviais, que percorrem diferentes territórios europeus.
Ainda no dia 11 de julho, estádios e hipódromos foram reabertos ao público, com capacidade máxima de 5.000 pessoas. No entanto, assim como em casas de show, quaisquer atividades que envolvam mais de 1.500 pessoas devem ser declaradas para que as devidas medidas de segurança sejam adotadas.
A capacidade máxima de 5.000 pessoas em eventos permanece até o dia 1° de setembro, quando deve ser revista de acordo com os dados epidemiológicos. Na data, a França também flexibiliza as restrições com o retorno de cruzeiros marítimos internacionais e a reabertura de discotecas e estabelecimentos que hospedam feiras + exposições + shows.
A França e Paris em particular são destinos privilegiados para muitos organizadores profissionais de eventos. O anúncio feito pelo Governo para autorizar mais uma vez a organização de feiras, exposições e salões na região a partir do dia 1° de setembro foi recebido com satisfação pelos eventos corporativos e profissionais da feira.
Caroline Leboucher – Diretora Geral da Atout France = Agência Francesa de Desenvolvimento do Turismo