
Além de revitalização, edifício histórico ganhou maior acessibilidade e conforto
Após a conclusão de obras de revitalização e adequação, a Estação Ferroviária de Paranaguá reabre com maior acessibilidade e comodidade para os visitantes. Datado de 1884, o edifício recebeu, ao todo, um investimento de cerca de R$2,2 milhões; dos quais R$1,7 milhões foram aplicados pelo Ministério do Turismo.
Com os recursos, o prédio histórico ganhou adaptações para beneficiar pessoas com dificuldades de locomoção, como rampas e sanitários acessíveis.
O telhado foi reconstruído e um arco fechado em uma reforma anterior foi reaberto. Além disso, a bilheteria central e o biombo de anteparo visual da entrada dos banheiros foram completamente restaurados.
Todas as intervenções foram feitas de modo a manter a arquitetura original do local, e aprovadas pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural. No edifício, a história é destaque tanto nos traços neoclássicos quanto nas obras reunidas em seu interior. São peças que contam a construção da ferrovia e da própria estação, inaugurada à época pela princesa Isabel.
Temos mais um ponto histórico e cultural do Brasil recuperado e pronto para ajudar no desenvolvimento turístico do Paraná e, consequentemente, do país.
Vamos juntos, transformar obras que estavam há tempos para serem feitas em geração de emprego e renda para nossa população. Este é o nosso trabalho.
Marcelo Álvaro Antônio – Ministro do Turismo