Uma temporada metrópole portenha deve ser sempre surpreendente
Embarque para Buenos Aires e conheça um destino que é um clássico entre os viajantes de todo o mundo. Com uma identidade urbana marcante e bem definida, a capital da Argentina oferece muitos caminhos para o turista percorrer, se envolver e criar uma história pessoal. E ao encontrar recantos e atrações autênticas, ele encontrará a alma portenha. Aliás, Buenos Aires é uma cidade de personalidade e traços tão marcantes quanto os dos seus moradores. Chamados de portenhos, eles ganharam uma definição dos próprios argentinos. Eles costumam dizer que o portenho é um italiano que fala espanhol, se veste como um francês e acredita piamente que é um autêntico britânico.
Visitar Buenos Aires pode ser divertido, erudito e delicioso. Tudo dependerá do seu roteiro. Mas, independente do que você procura quando viaja, uma temporada na capital da Argentina deve ser sempre surpreendente.

Embarque para Buenos Aires, a cidade que foi fundada 2 vezes
O tempo passou, as imagens são outras, mas a essência é a mesma de quando José Luís Borges publicou Fervor em Buenos Aires. O ano era 1923 e a obra foi o 1º livro de poemas do escritor argentino. De lá para cá, a elegante metrópole viveu histórias que ultrapassam a imaginação de seus mais renomados escritores. Um bom exemplo é a do seu nascimento. Buenos Aires foi fundada 2 vezes.
Em 1536, Pedro de Mendoza batizou uma pequena vila com o nome de Nuestra Señora de Santa Maria Del Buen Ayre. Em seguida, os povos nativos, aguerridos, atacaram a vila destruindo-a. Perseverantes, os espanhóis retornaram em 1580 e Juan de Garay refundou-a no mesmo local. O que mudou foi o nome = La Trinidad y Puerto de Santa Maria de Los Buenos Ayres.

De novo eles, os portenhos
Sofisticados e hospitaleiros, os portenhos sabem receber os turistas. Mas porque quem nasce em Buenos Aires é chamado de portenho? O correto seria chamar seus habitantes de bonaerense. O que prevaleceu, porém, foi portenho, que significa aqueles que vivem junto ao porto. Quase um povo à parte dentro da Argentina, os portenhos são orgulhosos de suas raízes e tradições. Assim também é a capital da Argentina.

Embarque para Buenos Aires e faça um passeio pelo universo portenho
Também chamada de Rainha do Prata, Buenos Aires mantém vivo seu irresistível charme. Belas construções, imponentes monumentos e largas avenidas são marcas registradas. Assim também é o inegável traço europeu, refletido nas largas avenidas e nos parques bem cuidados. Para o turista, caminhar por Buenos Aires é um prazeroso programa, de eterno reconhecimento.

Caminhe pelo Centro e vá a Plaza de Mayo
Principalmente para você, que está visitando-a pela 1ª vez, imperdível é fazer uma caminhada pela região Central da metrópole. Para estreantes ou velhos conhecedores, vale visitar grandes cartões postais como a Plaza de Mayo, cercada de importantes prédios e monumentos históricos.
Centro dos acontecimentos políticos e das manifestações sociais do país, a Praça de Maio teve vários nomes. Ela já foi chamada Praça do Forte, das Armas, do Mercado e da Vitória. Recebeu o seu nome atual em 1810, após a declaração de independência, feita em 25 de maio daquele mesmo ano.

Veja a Casa Rosada e o Cabildo
Este é o momento para visitar a Casa Rosada, a mais importante, dentre as construções históricas situadas ao redor da praça. O palácio do governo, sede da presidência da república, foi construído em 1894, onde se erguia um antigo forte de defesa. Seu estilo exibe traços da arquitetura italiana e sua célebre cor rosada tem muito mais relação com questões econômicas da época do que propriamente um capricho estético.
O alto custo das tintas europeias fez com que o palácio fosse pintado com uma mistura de cal e sangue de boi. Mas há outra história contada pelos guias. Segundo contam, a cor rosa foi escolhida para simbolizar a união de 2 partidos políticos = os vermelhos, Federalistas e os brancos, Unitários. A 1ª versão é a verdadeira, mas a 2ª encontrou fervorosos adeptos vigorosos. Como toda Fake News + a teoria da Terra Plana.
Outro prédio histórico é o Cabildo. Esse edifício do século 18 foi o ponto de convergência das manifestações pró-independência, em 1810. Foi Sede do Governo Municipal e, após a independência, da Primeira Junta de Governo da Argentina. Hoje abriga o Museo Nacional del Cabildo de Buenos Aires.

Vá ao Teatro Colón
Assistir um espetáculo ou apenas conhecer o interior do teatro Colón é outra boa sugestão de passeio. Palco onde se apresentaram alguns dos mais talentosos artistas de todos os tempos, o Colón é um monumento que espelha a rica cultura Argentina. O prédio se destaca pelo imponente estilo renascentista, com um toque afrancesado. Seu interior, luxuoso, foi decorado com 7 tipos de mármores.
O autêntico vitral da casa Gaudin, de Paris, o soberbo afresco no teto e o lampadário com 7 m. de diâmetro, 700 lâmpadas e quase 2 toneladas, causam furor logo na entrada. São tantas as histórias que o mais recomendável é fazer um tour guiado. Só assim você terá acesso aos fatos e curiosidades da alta vida cultural de Buenos Aires.
O museu do teatro guarda relíquias das apresentações, entre outros, de ícones como Nijinski, Maria Callas, Toscanini, Richard Strauss e Rudolf Nureyev. Para os fãs do gênero, vale sabe que a temporada lírica tem início em maio e vai até o mês de novembro.

Visitar o cemitério da Recoleta é programa inusitado, mas obrigatório
Em Buenos Aires, quem não está enterrado no cemitério da Recoleta, nunca existiu. A frase é levada a sério por gerações e gerações de argentinos que fazem visitas e passeios assíduos pelos 4 hectares do cemitério mais famoso da América do Sul. Ali estão enterrados protagonistas da história nacional, personagens da elite e celebridades. A exemplo de Montparnasse, em Paris, a reunião de tantos notáveis acabou por transformar o cemitério da Recoleta numa das principais atrações turísticas da cidade.
(Fotos: Claudia Tonaco)
Entre tantos mausoléus, o turista pode sentir toda a pompa e a formalidade do povo argentino refletida até na hora da morte. Mesmo sendo um programa pitoresco, é interessante caminhar pelas alas do cemitério. Observe as imponentes esculturas. Através do luxo e da ostentação das imagens esculpidas, o poder dos ali enterrados está retratado. Dos 7.000 túmulos, 70 são tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional da Argentina. O mais visitado é o de Evita Perón, com o seu célebre epitáfio: Não chore por mim Argentina. Para chegar até os principais é aconselhável fazer uma visita guiada, que dura cerca de 1 hora e meia e acontece aos sábados e domingos.

Puerto Madero é o novo clássico de Buenos Aires
Outro passeio imperdível, Puerto Madero, hoje point dos modernos e descolados é a feliz realização de um projeto de revitalização do antigo Porto de Buenos Aires, que foi inaugurado em 1887, mas foi rapidamente desativado. Desde 1925 foi iniciada uma campanha de conscientização para a restauração do espaço.
A batalha durou anos e só terminou em 1987, quando finalmente o projeto foi aprovado. Reduto de excelentes e premiados restaurantes, possui no entorno ótimos hotéis. Além disso explora um comércio específico para o tipo de público que frequenta a região. Já inserido na cultura local, Puerto Madero é hoje o lugar onde se criam as novas tradições de Buenos Aires.

Embarque para Buenos Aires e brinde com café
A cultura das boas casas de café é uma das mais antigas tradições portenhas. Essa tradição está ligada a literatura. As cafeterias eram e continuam sendo um local frequentado por quem gosta de ler e de escrever. É muito comum ver grupos de leitura reunidos nos cafés, assim como escritores trabalhando em seus manuscritos.
Para o viajante, poucos lugares numa cidade são tão convidativos quanto um charmoso café, pra gente ficar ali, descansando e observando a entourage ao nosso redor.
Café Tortoni
Em Buenos Aires, comece conhecendo as casas históricas, como o Café Tortoni, que fica na Avenida de Mayo, número 825. Uma verdadeira instituição portenha, o Café Tortoni é o mais antigo do país. Fundado em meados do século 17, por suas mesas passaram notáveis como os poetas Jorge Luís Borges e Federico Garcia Lorca; o dramaturgo Luigi Pirandello e o físico Albert Einstein. Tomar um café forte e quente, no pomposo salão, cercado por uma decoração de época é uma experiência que deixará você mais próximo da alma de Buenos Aires.
Saiba mais = Clique aqui
El Federal
É outro café antigo e imperdível, aberto ainda no século 19. Localizado no bairro de San Telmo, é um patrimônio da cidade. Longe da pompa do Tortoni, começou como uma mercearia, se transformou no anexo de um bordel e foi alçado a categoria de um bar boêmio, no início do século 20. O cenário da casa é quase o de um museu vivo. Só isso já justifica uma visita.
Saiba mais = Clique aqui
Café Margot
A casa foi inaugurada no início do século 20, numa esquina do bairro de Boedo, reduto de artistas e intelectuais. A decoração do café exibe retratos de personagens de época presos à parede de tijolos. No café Margot experimente o famoso strudel de maçã.
Saiba mais = Clique aqui
Café La Poesia
Uma cafeteria, criada por um poeta, só poderia ser linda, delicada e repleta de sutis elementos de decoração, como esta. Das placas aos antigos pôsteres de eventos de época, ao mobiliário clássico, o ambiente do café é uma relíquia repleta de cores, texturas, cheiros e sabores.
Saiba mais = Clique aqui
O Café de Los Angelitos
É outra casa histórica que convida o turista a se sentar, relaxar e sentir bater o coração portenho. A arquitetura afrancesada do interior, as grandes janelas exibindo o cenário da elegante Avenida Rivadavia, os impecáveis uniformes dos garçons, as mesas imaculadas, a louça brilhante. Em suas paredes estão fotografias que mostram, juntas, uma cronologia de costumes e da evolução urbana da cidade. É claro que os biscoitinhos, as geleias e o chocolate quente completam o roteiro de uma manhã, almoço ou tarde em Buenos Aires.
Saiba mais = Clique aqui
Coffe Town + All Saints Café
E para provar que a cultura do café cresce e evolui na Argentina, visite as novas casas que aplicam conceitos contemporâneos, da 3ª Onda do Café.
São cafeterias como a Coffe Town, premiada, e com várias lojas na cidade.
Ou a All Saints Café, que fica no Bairro de Belgrano. Ela mesma faz a torra dos grãos que comercializa e tem um verdadeiro laboratório para inspirar o cliente a conhecer mais sobre técnicas e processo de preparo de um bom café.

Restaurantes oferecem gastronomia inesquecível
Se Buenos Aires é famosa pelas cafeterias, é especialmente conhecida pelas fantásticas steak houses. Mas em um mundo cada vez mais vegetariano, todas as sugestões da Travel3 são válidas para carnívoros, onívoros, vegetarianos e afins. Vamos a elas.
Lo de Jesús
É um dos meus restaurantes preferidos em Buenos Aires, por vários motivos. Localizado no bairro de Palermo, a decoração, o ambiente, o cenário da casa, tudo é autêntico e remete aos antigos bares sul americanos. O Lo de Jesús é famoso pelas empanadas e pelos cortes de carne, mas serve massas, saladas e risotos deliciosos. Se você gosta de bebida alcóolica peça um Fernet com coca-cola para acompanhar sua refeição. A bebida está para os argentinos assim como a caipirinha está para os brasileiros.
Saiba mais = Clique aqui
Farinelli
Também em Palermo, o Farinelli é uma mistura de armazém, padaria, café e restaurante. O ambiente é charmoso e vivo. O cardápio muda diariamente e além de pães e cafés serve bons vinhos, sanduíches, saladas, sopas, pratos principais e sobremesas deliciosas.
Saiba mais = Clique aqui
Bar de Cao
Pra terminar, outro restaurante imperdível é um bar. O Bar de Cao. Aqui se come muito bem, tanto pratos vegetarianos quanto a base de carne. Mas o que você vai degustar é o ambiente, cheio de detalhes históricos.
Saiba mais = Clique aqui

Uma seleção de ótimos hotéis em Buenos Aires
Se comer bem é essencial para uma viagem, se hospedar bem é uma experiência transformadora. E a capital da Argentina tem bons hotéis para todos os bolsos.
Pop Hotel
Um 3 estrelas bem recomendado é o Pop Hotel, que tem uma decoração pop, bem descontraída.
Saiba mais = Clique aqui
Legado Mítico
Hotel boutique que oferece ao hóspede uma experiência de autenticidade. A impressão é que você está hospedado na abastada casa de um historiador, que foi colecionando lembranças ao longo da sua vida. Entre elas está uma coleção de fotos de momentos marcantes e personagens míticos do país.
Saiba mais = Clique aqui
Alvear Palace
É para quem quer ter uma experiência de alto luxo em todos os sentidos. Dos quartos aos restaurantes, passando pela localização, é um hotel impecável.
Saiba mais = Clique aqui
Faena Buenos Aires
Discreto e superconfortável, pode, a 1ª vista, parecer um tanto quanto esnobe, mas é mera impressão de quem se hospeda pela 1ª vez. Os quartos têm decoração exclusiva, diferentes uns dos outros. O café da manhã é maravilhoso, assim como a gastronomia servida no restaurante. E você não tem de sair do hotel para assistir ao melhor show de tango da cidade.
Saiba mais = Clique aqui