Escritórios de diferentes países alteraram o funcionamento em meio à pandemia
Diante da pandemia de Covid-19, consulados e embaixadas de diferentes países alteraram a forma como é feito o atendimento ao público. Nesse sentido, alguns processos – como a renovação e obtenção de vistos – foram alterados.
Saber quais foram essas alterações é importante tanto para aqueles indivíduos cujos vistos se aproximam do vencimento quanto para os que planejam uma viagem internacional após a pandemia.
Por isso, confira qual é a situação dos consulados e embaixadas de Estados Unidos + Canadá + Portugal + Espanha.
Estados Unidos
Ainda fechado, o Consulado dos Estados Unidos já realiza agendamentos para os meses de agosto e setembro. É possível, por exemplo, marcar entrevistas para obtenção de visto ou solicitar a renovação do documento.
A dica aos que planejam uma viagem é aproveitar o momento para adiantar os processos burocráticos de obtenção do visto; já que após a reabertura do consulado os agendamentos deve ter uma demanda aumentada, e, consequentemente, as entrevistas devem ser agendadas para datas mais distantes.
Canadá
O consulado canadense também teve o seu funcionamento alterado pela Covid-19, e não recebe processos fisicamente desde 17/03/2020. Por isso, solicitações feitas de forma física até essa data sofrerão com atraso na análise.
Além disso, o consulado e o Centro de Atendimento (VAC) continuam fechados; e, além de não aceitarem novos agendamentos de biometria, cancelaram aqueles que já estavam marcados.
No caso das pessoas que estão no Canadá, é preciso atenção à data de expiração do visto. Nessa situação, é necessário aplicar para uma renovação antes da data de expiração para evitar ficar ilegal. O processo pode ser iniciado on-line, com posterior retorno do VAC.
Portugal
Os consulados portugueses tiveram as instalações fechadas ao público em 18 de março, e ainda não há previsão de reabertura. Por enquanto, somente são atendidos pedidos comprovadamente urgentes.
Espanha
Pronta para reabrir as fronteiras, a Espanha mantém o seu Consulado Geral parcialmente fechado ao público. Fisicamente, os atendimentos estão sendo realizados conforme protocolos de distanciamento social e higiene.
De acordo com o consulado, pedidos de familiares de cidadãos da União Europeia e solicitações de vistos nacionais de qualquer tipo – especialmente os trabalhistas – estão sendo processados. Além disso, os vistos Schengen, de curta duração, serão adaptados às restrições à entrada de estrangeiros.