De maneira simples é possível cuidar do meio ambiente, esteja você viajando ou não
A urgência climática está na ordem do dia. Assim como a COVID-19, o aumento da temperatura é um fator que põe em risco não apenas a qualidade de vida, mas a própria existência da humanidade em diversas regiões do planeta. Esse é outro fator que está mudando os conceitos de como viajar no século 21. Enquanto o Coronavírus pede respeito e consciência para não contaminarmos o próximo, para combater a urgência climática, que já é uma realidade, é responsabilidade de cada um de nós diminuir as emissões individuais de carbono.
Comece agindo de maneira simples para combater a urgência climática
Uma maneira bem simples de começar a pensar no meio ambiente, esteja você viajando ou não, é parar de consumir água vendida em garrafas de plástico. Quando não estamos viajando é mais fácil. Podemos encher nossas garrafinhas térmicas com a água que é filtrada em nossa casa ou no trabalho. Para viajar, a melhor opção é comprar um kit que filtra a água diretamente na garrafa térmica. Ao usar o filtro, você deixará de comprar e jogar no lixo quase 200 garrafas de plástico.
Viajar e experimentar a gastronomia local é outra maneira de diminuir as nossas pegadas de carbono. Ao mesmo tempo você estará enriquecendo a sua bagagem cultural. Algumas das melhores experiências que vivenciei em uma viagem foi ao comer em restaurantes bem típicos, frequentados pelos moradores, e não pelos turistas. Você experimenta os sabores que têm tudo a ver com a cultura local, geralmente comendo ingredientes da estação, vindos de produtores locais.
Na hora de criar seu roteiro gastronômico na cidade que você vai visitar, pesquise sobre as comidas típicas e tradicionais e, sempre que possível, dê preferência àqueles restaurantes que trabalham com os produtores locais, ou que praticam um tipo de gastronomia denominada “da fazenda ao prato”. Outra maneira simples de agir para combater a urgência climática é evitar as grandes cadeias de fast-food.
E ao ar o primeiro passo para evitar o perigoso aumento da temperatura você será presenteado com uma sensação revigorante. Que tal experimentar?