Porque quem visita a Espanha precisa experimentar essas pequenas delícias
Quem visita a Espanha precisa visitar pelo menos um Bar de Tapas. Se você nunca experimentou, vale saber que as tapas (sim, no feminino!) são pequenos petiscos ou bocados de comida servidos por todo o país. Acredita-se que essas pequenas porções surgiram na Andaluzia, Sul da Espanha, onde os bares serviam pequenas fatias de presunto curado ou queijo para cobrir = tapar as bebidas dos clientes, protegendo-as da poeira e dos insetos.
Com o tempo, esses pratos ganharam fama e novas receitas começaram a ser criadas, tornando as tapas um prato popular e super apreciado.
Os bares de tapas oferecem uma maneira social e flexível de comer, incentivando o compartilhamento e a conversa. Suas porções permitem que as pessoas experimentem muitos sabores e pratos diferentes em uma única refeição. As tapas também refletem ingredientes e tradições regionais, tornando-as uma experiência cultural.
Em Madri, as tapas costumam ser pratos à base de carne, como presunto ibérico, chouriço ou ensopado de tripas, e em alguns lugares são servidas gratuitamente com uma bebida. Em Barcelona, as tapas incluem mais frutos do mar, vegetais e pratos feitos com azeite, tomate ou alho, refletindo a culinária catalã e mediterrânea.
Confira abaixo as 3 sugestões da Travel3 para você apreciar os Bares de Tapas de Barcelona:
Foto: Colmado Múrria/Divulgação
Colmado Múrria
Oferecer o melhor da gastronomia catalã, sem complicações é o propósito da casa, que é um misto de restaurante e delicatessen. Sua fachada, as prateleiras de madeira e bancadas de mármore mantém intacta a identidade do local, inaugurado no final do século 19. Os visitantes podem sentar, comer e admirar o espaço que não mudou muito em mais de um século.
O Colmado Múrria tem um cardápio variado feito com os mesmos produtos à venda na deli: azeitonas, queijos, legumes em conservas, pão de tomate, peixe, caviar ou legumes em conservas.

Foto: Divulgação
Bar del Pla
Outro local para degustar tapas em Barcelona é o Bar del Pla. Instalado na região de El Born, seus tapas fazem jus ao que há de melhor na culinária Catalã. Os ingredientes usados são sazonais, sempre frescos e a casa vive lotada, daí a recomendação de reservar sua mesa com antecedência. Aberto do almoço até tarde da noite, serve pratos como flores de abobrinha, batatas bravas e rabo de boi com cogumelos, tudo preparado em uma cozinha aberta.
Moradores e turistas retornam pela comida consistente, um serviço descomplicado e a conexão com a cultura gastronômica catalã do dia a dia.
Bar Cañete
Próximo a La Rambla, o Bar Cañete, oferece uma variedade de tapas preparadas em cozinha aberta. O bar é conhecido por seu ritmo constante, serviço confiável e comida consistente, enraizada na culinária catalã. Os pratos incluem anchovas fritas, croquetes, e almôndegas, pimentões temperados, salada de vagem e pão sírio com tomate. Entre os vinhos mais pedidos estão o Montsant e o Priorat.
Entre as sobremesas, imperdível é experimentar a Crema Catalana do bar, a versão Catalã do francês Crème Brûlée.