O destino é perfeito para viajantes que buscam uma comunidade acolhedora e entretenimento diversificado
Madri é conhecida por ser uma das cidades mais progressistas e inclusivas da Europa quando se trata de direitos e cultura LGBTQ+. Seu legado é moldado tanto por movimentos históricos como por ações mais práticas e contemporâneas, tornando-a um centro urbano que abraça a diversidade.
Um roteiro LGBTQ+ por Madri deve incluir pelo menos uma ou todas as atrações listadas abaixo.
Faça uma ou várias visitas ao bairro de Chueca
O cenário é a Madri romântica do século 18. Em uma região particularmente sombria da capital espanhola, uma taberna localizada num emaranhado de ruas estreitas e escuras ganhou fama entre os habitantes. Fonda Genyeis era o nome do lugar. Ali, os mais elegantes e extravagantes cavalheiros da corte passaram a ditar moda ao usarem delicadas luvas de pelica branca para comer frango assado. Após o regabofe, o acessório era simplesmente descartado, jogado debaixo das mesas.
Séculos mais tarde, essa espécie de maneirismo atávico e transgressor continuou ditando os costumes daquelas imediações, onde o padrão era não ter padrão. Atípico desde o início, assim começou a ser formado o bairro de Chueca. Seu nome foi tirado de uma pracinha modesta, despercebida de todos os que por ali circulam, construída para homenagear o músico espanhol Federico Chueca.
O bairro experimentou mudanças transformadoras. Em meados do século 20, a região de residência de trabalhadores dos anos 1800 entrou num processo de decadência que atingiu o seu ápice nos anos 1980, quando virou reduto de transgressores da lei. Nessa época, o submundo de Madri tinha Chueca como artéria principal.
O renascimento do bairro começou nos anos 1990, graças à comunidade gay que adotou o local como o seu preferido e criou um novo conceito para a região. De bairro maldito, Chueca passou a ser reduto da moda, da arte e da vanguarda madrilenha.
Muitas pessoas costumam comparar Chueca com outros lugares semelhantes como o Village de Nova York, o Soho Londrino, o Marais parisiense e até o bairro Castro, de San Francisco. Entretanto, Chueca foi um pouco além ao misturar num mesmo caldeirão diferentes etnias e filosofias de vida, abraçando todas as tribos urbanas e as mais variadas tendências culturais.
Há quem diga que essa convivência harmoniosa é fruto do anything goes, inglês. Outros argumentam que se trata do vive como quieras, espanhol. Ao final, dá tudo na mesma. Em Chueca e em bom português, o lema é viva e deixe viver. Hoje, Chueca é o epicentro da vida LGBTQ+ em Madri, simbolizando a abertura e a diversidade da cidade.
Celebre com os madrilenhos o Orgulho de Madri
O Madri Pride, ou Orgullo Madrid acontece anualmente e é um dos maiores eventos do gênero do mundo. O Orgullo Madrid 2025 está marcado para fazer de Madri uma festa entre os dias 28 de junho e 7 de julho. As comemorações incluem muitas festas e atividades culturais e recreativas, como palestras, conferências, competições esportivas, desfiles, espetáculos, peças teatrais e concertos, entre outros.
É o momento de ver as ruas de Madrid ganharem todas as cores do arco-íris e reunir tanto atores como uma plateia que exalta e comemora a igualdade e o respeito entre os diferentes gêneros e escolhas. Entre as principais apresentações merecem destaque a divertida corrida Heels, na Calle Pelayo e o concurso Mr. Gay Spain.
Tome um xerez no Bar La Venencia
Este icônico bar de xerez é como uma mistura de boteco, com bistrô, com lugar que está além da cultura LGBTQ+ e atinge os pináculos da história etílica e das tradições espanholas. Para os apreciadores de acervos genuinamente locais.
Relaxe no Casa de Campo
O maior parque público de Madri é um dos pontos de encontro da comunidade LGBTQ+ que, durante o verão, costuma se reunir na piscina ou em volta do lago do parque.
Tome um brunch no La Kama Café
Seja para tomar um brunch delicioso ou um coquetel perfeito para começar a noite, o La Kama Café é conhecido pelo cardápio diverso, cheio de opções saudáveis, pelo ambiente tranquilo e pelo serviço acolhedor.
Dance na Strong Madrid
Uma das mais famosas casas noturnas da cidade que faz questão de, como a casa mesmo anuncia – ficar muito distante das convenções impostas. A Strong é conhecida pelas noites vibrantes e pelos DJs energéticos que fazem a multidão dançar até o dia nascer feliz.
Visite a Fulanita de Tal
Seja para assistir um pocket show de música ao vivo, se divertir numa noite de karaokê ou embarcar numa das várias festas temáticas produzidas pela casa, visitar o bar lésbico Fulanita de Tal é um programa divertido para todos os gêneros de viajantes.
A Orinter Tour & Travel possui os melhores pacotes e serviços para Madrid. Consulte seu agente de viagem e solicite os pacotes da Orinter.
Imagens sobre Madrid fornecidas por MADRID DESTINO, CULTURA, TURISMO Y NEGOCIO, SA. Para mais informações, acesse www.esmadrid.com.