O melhor acervo cultural e artístico do país pode ser apreciado via Internet
Ainda não é possível viajar com segurança para os Estados Unidos, mas isso não impede ao turista de visitar museus com acervos incríveis. Boa viagem!

Museum Guggenheim – Nova York
Projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, o prédio, por si só, já vale a visita. O formato da construção é pura vanguarda de época e chama a atenção de quem passa pela 5ª Avenida, ou por quem passeia pelo Central Park. O acervo do Guggenheim tem obras de artistas como Pablo Picasso + Franz Marc + Piet Mondrian + Jeff Koon. Além das coleções permanentes, o museu costuma receber exposições temporárias de destaque. No site do Solomon R. Guggenheim é possível conhecer algumas das obras em um tour virtual.

Museum of Fine Arts – Boston
Diversidade é a palavra chave desse museu. Sua coleção reúne obras que datam desde a pré-história até os tempos modernos; e faz dele um dos melhores representantes da amplitude artística mundial. O prédio do museu foi inaugurado em 4 de julho de 1876, no centenário da independência dos Estados Unidos. O acervo inclui obras de Rembrandt + Van Gogh + Gauguin + Cassatt, e uma extensa coleção de Monet. E lembrando que diversidade é a palavra chave do museu de Boston, é possível visitar uma galeria inteira só com múmias + esculturas + cerâmicas + tesouros variados de diferentes civilizações. O mapa cultural vai do antigo Egito, Grécia, Oriente e Império Romano até a arte africana e oceânica dos séculos 16 ao 21. Algumas coleções podem ser conferidas no site do museu.

The Art Institute of Chicago – Chicago
No The Art Institute of Chicago os visitantes encontram obras de artistas de todos os cantos do planeta. Nomes como Pablo Picasso + Henri Matisse + Diego Rivera + Pierre Auguste Renoir + Francis Bacon + Salvador Dali + Andy Warhol enriquecem o amplo catálogo de pinturas. Uma das obras primas de destaque é o belíssimo quadro The Bedroom, de Van Gogh, e The Water Lilies, de Claude Monet. O acervo do museu também reúne livros + escritos + materiais de referência históricos, e pode, em parte, ser vista pela internet.
Langley Research Center – Virginia + Glenn Research Center – Ohio
Os passeios virtuais da NASA simulam e levam os visitantes a programas de tripulação comercial, missões e visitas à estratosfera. Mais uma opção é baixar o aplicativo do Space Center Houston. Por ele são oferecidas experiências de realidade aumentada, passeios virtuais e curiosidades sobre exploração espacial.

National Gallery of Art – Washington DC
Esse é um dos maiores museus da América. Fundado em 1937, o edifício abriga obras renascentistas de destaque, como a pintura Ginevra de’ Benci, de Leonardo da Vinci. Várias obras retratam a história dos Estados Unidos. Pela internet, podem ser conferidas mais de 150 mil obras do acervo do museu, entre esculturas + artes decorativas + gravuras + desenhos + fotografias + pinturas. São oferecidos, ainda, tours de vídeo por exposições temporárias, e palestras de especialistas.
Smithsonian National Museum Of Natural History – Washington DC
Um dos museus mais visitados do mundo, o Museu Nacional de História Natural hospeda mais de 145 milhões de espécies e artefatos históricos. São variedades de fósseis + minerais + rochas + meteoritos + artefatos culturais, no maior acervo de história natural do mundo. O museu disponibiliza, pela internet, tours em 360° por exposições; que reúnem, por exemplo, mamíferos + insetos + dinossauros.
The National Women’s History Museum – Alexandria, Virginia
O National Women’s History Museum se propõe a educar, inspirar, capacitar e moldar o futuro. As obras enaltecem o protagonismo das mulheres na história americana, em diferentes áreas. Pelo site do museu, é possível conferir relatos da participação de mulheres na política, destaques da 2ª Guerra Mundial, histórias sobre as mulheres da Nasa e arquivos do protagonismo feminino em jogos olímpicos.
The National Museum Of The United States Air Force – Dayton, Ohio
O National Museum of the United States Air Force guarda a história da Força Aérea dos Estados Unidos. Por lá, encontram-se as mais diversas armas e aeronaves militares; alguns deles utilizados em combate, na 2ª Guerra, no Vietnã e na Coreia. Lá, também podem ser conferidos os aviões presidenciais de Franklin D. Roosevelt + Harry Truman + Dwight D. Eisenhower + John F. Kennedy + Richard Nixon. E pela internet, o museu oferece passeios por aeronaves desativadas e por parte do acervo.

Getty Museum – Los Angeles, California
O J. Paul Getty Museum reúne pinturas + esculturas + fotografias de todo o mundo, que datam de épocas distintas – são desde obras renascentistas até fotografias da atualidade. Mantido pela Getty, o local exibe diferentes culturas, e atrai quase 2 milhões de visitantes anualmente. Em seu site, o museu disponibiliza recursos e tours virtuais. Destaque para Michelangelo: Mind of the Master; que aborda o processo criativo de Michelangelo, revelado por seus desenhos.
Detroit Institute of Arts – Detroit, Michigan
No Detroit Institute of Arts, 100 galerias reúnem obras de todo o mundo, em uma coleção multicultural com obras das mais diversas épocas. O local foi fundado em 1885, e hospeda uma das 6 coleções mais importantes dos Estados Unidos. O acervo tem obras de grandes mestres como Claude Monet + Van Gogh + Edgard Degas + Eugène Boudin. Ao mesmo tempo, o local abriga um extenso acervo de materiais de Grécia + Roma + Egito + Mesopotâmia + Etrúria. O DIA teve sua fundação comandada por William Valentiner, um estudioso e historiador de arte de Berlim. Enquanto diretor do museu, Valentiner garantiu a aquisição de obras como o ciclo de afrescos da indústria de Detroit, do artista mexicano Diego Rivera, e o auto-retrato de Van Gogh; à época, a 1ª pintura do artista a entrar em uma coleção de museus nos Estados Unidos. Pela internet, são oferecidas pelo museu exposições virtuais.