Dos romances de Jorge Amado à explosão do turismo, a cidade baiana continua encantando o mundo
Ilhéus é o destino que tem tudo a ver com tranquilidade. A cidade ainda parece ser aquele pequeno reduto do litoral baiano que ganhou o mundo através da literatura de Jorge Amado. O escritor baiano soube, como poucos, tornar universais as cores e os sabores dessa terra. Desde então Ilhéus passou a ser conhecida como o quintal da Gabriela; a terra dos quitutes e dos prazeres da boa mesa. Seduzidos por suas histórias, os turistas começaram a chegar. Depois do ciclo do cacau, foi a vez do turismo movimentar a economia local. A partir daí novos hotéis e resorts foram inaugurados e se espalharam pela chamada Costa do Cacau, cujo portão de entrada é Ilhéus.
As praias maravilhosas da Costa do Cacau
Com praias cinematográficas, resorts, hotéis e pousadas para todos os estilos de turistas, gastronomia variada e muita natureza ao redor, a Costa do Cacau é um dos principais destinos do Brasil. Ilhéus é um destino que abre caminho para a chegada dos turistas, mas ainda fazem fazem parte deste circuito turístico Itacaré, Una, Canavieiras e a Península de Maraú, entre outros.
A região de Itacaré foi descoberta na década de 1970 pelos hippies. Dez anos depois chegaram os surfistas, seguidos por turistas e viajantes de todas as partes do mundo. Belíssimas praias conjugam o isolamento natural com esportes aquáticos ou uma temporada de simples e merecido descanso. À medida que você se distancia do centro urbano, mais praias desertas vai encontrando pelo caminho. Jeribucaçu, Engenhoca, Hawaizinho, Camboinha, Itacarezinho, Patizeiro e Pompilho estão entre as mais conhecidas. Elas possibilitam a criação de roteiros sob medida para uma temporada de férias saudável nesse trecho do litoral baiano.
Já para quem busca privacidade e isolamento do resto do mundo, Maraú é a pedida. A estonteante paisagem local é um patrimônio natural compartilhado com alguns poucos felizardos. Um roteiro de férias em Maraú pode significar apenas descansar num resort luxuoso ou numa pousada charmosa; interagir com a natureza, aproveitando passeios de barco até as ilhas vizinhas; subir o morro da Bela Vista ou simplesmente caminhar diariamente pelas praias desertas. O resultado é descanso na certa.
Transamerica Comandatuba é lazer 5 estrelas
O município de Una, que também faz parte da Costa do Cacau, entrou no mapa do turismo graças a paradisíaca Ilha de Comandatuba e ao Transamerica, hotel que revolucionou os conceitos de hospitalidade no país. Inaugurado em abril de 1989 como um complexo de lazer e entretenimento de nível internacional, o hotel Transamerica Ilha de Comandatuba é considerado um precursor da hotelaria brasileira. Ele foi o primeiro a lançar o conceito de resort, numa época em que pouca gente sabia definir exatamente o termo. Espaço e natureza, cercada de comodidade, é o que não falta para o hóspede. A propriedade está instalada numa área de 50 mil metros quadrados. Por estar em uma ilha, segurança, privacidade e muita liberdade são palavras-chaves, o que torna o resort um destino ideal para a família.
Hoje a Ilha de Comandatuba abriga outros resorts que combinam entretenimento para públicos de todas as idades, acomodações confortáveis, opções de restaurantes e amplos espaços a céu aberto. Vale saber que eles cumprem à risca os novos protocolos de saúde e segurança, com destaque para a limpeza ainda mais rigorosa e para a capacidade reduzida, o que garante mais espaço para menos hóspedes.
Ilhéus é um destino que você precisa conhecer e, a partir dele, explorar a Costa do Cacau.