Neste Dia do Café, conheça alguns dos vários atrativos da região histórica
No sul do estado do Rio de Janeiro, o Vale do Café guarda atrações e recordações de seus tempos áureos, quando era o maior produtor de café do país. E como hoje – 14 de abril – é comemorado o Dia Mundial do Café, nada melhor que conhecer alguns dos atrativos dessa histórica região brasileira; que oferece aos viajantes atrativos para escapar da rotina em fazendas tradicionais ou até mesmo para praticar o home office em um ambiente diferenciado.
Em meio a cidades como Vassouras, Rio das Flores, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira, a região fluminense pode ser facilmente acessada por quem está nos estados do Rio, São Paulo e Minas.

Refúgios em cenário histórico
Um dos atrativos do Vale do Café é a hospedagem em fazendas históricas, como a Fazenda das Palmas. Com apenas 6 suítes na casa sede, a propriedade garante uma experiência privativa, já que recebe apenas uma família por vez.
A área de lazer do local inclui piscina + campo de golfe + haras; e oferece experiências como passeio a cavalo pela trilha ecológica e visita à cachaçaria artesanal. Além disso, na fazenda, hóspedes podem conhecer de perto projetos agroflorestais – em workshops sobre cultivo orgânico e produção de café especial.
Outra opção de hospedagem com experiência de locação exclusiva no Vale é a Fazenda Alliança Agroecológica, que se destaca por seguir o conceito da horta à mesa. Durante a estadia, os hóspedes podem aproveitar as refeições com produção local e os passeios guiados pela fazenda; com a possibilidade de ver de perto o cultivo de café: hoje o único orgânico certificado da região. Além disso, a hospedagem inclui passeios guiados até o mirante, lago e uso da piscina.
Mais um local para quem busca se hospedar com charme e alto padrão no Vale do Café é a Fazenda São Luiz da Boa Sorte. A propriedade oferece atrativos como passeios a cavalo e fins de tarde à beira do lago; e tem como destaques a gastronomia e a estrutura para trabalho remoto, graças à conexão à internet.

Descanso em meio à natureza
A rotina de home office pode ser repetitiva, e uma escapada para a natureza pode ser o remédio ideal para o stress. No Vale do Café, o Jardim Ecológico Uaná Etê reúne mais de 22 jardins, e oferece experiências revigorantes em meio à natureza.
Uma dessas atrações é a hospedagem na Eco Hospedagem, também conhecida como casa de vidro, onde o viajante pode realmente aproveitar uma noite de lua cheia. Sem mensagens ou ligações para atrapalhar, o hóspede fica em um local isolado, sem luz ou sinal de internet; só luz das estrelas e lanternas.
Também no Uaná Etê, a Choupana é uma charmosa cabana rodeada de Mata Atlântica, que recebe uma família inteira em seus 4 quartos. Piscina + sauna + cozinha também são oferecidos pelo local, que guarda uma extensa área que pode ser aproveitada pelos hóspedes. O jardim também funciona de quinta a domingo para caminhadas e prática de atividades como yoga e meditação.
Além das opções de hospedagem, quem visita o Vale do Café também pode aproveitar para conhecer o Lago de Javary, em Miguel Pereira – um ambiente que convida o visitante a dar uma volta, à pé ou de bicicleta. Depois da atividade, um dos locais para conhecer algumas das delícias da região é o Le Vélo Montagne, que tem delicatessen e bistrô. Na hora do almoço o local serve hambúrguer e massas; enquanto, à noite, o destaque fica para as pizzas preparadas no forno a lenha.

Experiências revigorantes
Também no Vale do Café, o Hotel Santa Amália preparou um pacote com sessão de massagens, kit de cosméticos naturais e cardápio light. A experiência é boa pedida para quem busca equilibrar a rotina e escolhe o local para hotel office, com trabalho remoto.
Uma proposta parecida é a da pousada Vila Hibísco, em Vassouras. Metade dos 24 apartamentos do local são equipados com mini-cook, mesa e frigobar, o que garante aos hóspedes maior praticidade em hospedagens por períodos mais longos.