Vinhedos, castelos e muita história esperam pelos visitantes
A chegada da primavera em março transforma o sudoeste da França em um cenário ideal para os apreciadores de vinhos, gastronomia e cultura. Com temperaturas mais amenas, as paisagens montanhosas e os vales verdejantes de Bordeaux e Saint-Émilion, dentre outras regiões, se tornam ainda mais convidativos para os adeptos do enoturismo.
Bordeaux, a apenas duas horas de trem de Paris, combina tradição e modernidade. A cidade abriga importantes vinícolas, restaurantes premiados e monumentos históricos. No bairro Vieux Bordeaux, os visitantes exploram a arquitetura preservada, os wine bars e os mercados tradicionais. Outra opção inclui passeios de barco pelo rio Garonne, passando por pontos icônicos como a Ponte de Pedra de Napoleão e a Cité du Vin.

Inaugurada em 2016, a Cité du Vin é uma atração imperdível dedicada aos terroirs do mundo. Com uma arquitetura arrojada e futurista, que combina vidro e metal, o espaço fala sobre os mais de 2 mil anos da história da bebida de forma interativa e sensorial. Além de exposições permanentes e temporárias, o local conta com oficinas, restaurantes, uma charmosa biblioteca e uma loja de vinhos localizada no piso térreo do empreendimento: a Latitude 20.
A visita pode incluir também a Via Sensoria, uma degustação que conduz os participantes pelas quatro estações do ano e por diferentes tipos de vinhos do mundo produzidos em cada uma delas. A experiência termina no Belvedere, o mirante do museu que dispõe de um lustre feito de milhares de garrafas e vista panorâmica para o rio Garonne.
A 40 minutos dali, Saint-Émilion proporciona uma imersão na história medieval e no enoturismo. O vilarejo, Patrimônio Mundial da UNESCO, preserva ruas de pedra e adegas subterrâneas. Entre os destaques está a Igreja Monolítica, esculpida em um único bloco de calcário no século 12. O roteiro inclui visitas a vinícolas renomadas, degustando merlots e blends de cabernet franc, cabernet sauvignon e malbec.

No Château Grand Barrail, um hotel instalado em um castelo do início do século 20, os visitantes desfrutam de espaços elegantes cercados por vinhedos. O local promove apresentações de música clássica ao ar livre e passeios de bicicleta elétrica equipadas com GPS. O spa da propriedade, em colaboração com a marca francesa de cosméticos Sothys, oferece tratamentos inspirados nos vinhedos, como massagens com sementes de uva e banhos aromáticos.
A região se destaca pelo enoturismo e pela preservação do patrimônio histórico, e proporciona experiências autênticas para quem deseja explorar o enoturismo e a autêntica cultura francesa.