Era uma vez uma rota encantada, criada para preservar a cultura da Alemanha
Todo final e começo de ano insere um toque de magia em nossas vidas. E como viver é viajar, nada mais temático do que trazer esta magia para o mundo das viagens. Poucos roteiros são mais encantados – e encantadores – do que a Rota dos Contos de Fada, na Alemanha.
Com cerca de 600 km de extensão, quem faz este roteiro embarca na vida e nas histórias dos Irmãos Grimm. Jacob e Wilhelm se dedicaram a escrever, pesquisar e registrar, de histórias e lendas populares, aos aspectos linguísticos da cultura alemã. Como verdadeiros arqueólogos, eles buscaram preservar a herança oral da Alemanha, colocando no papel os contos, fábulas e lendas que coloriam o imaginário popular. Estes registros acabaram sendo conhecidos como Os Contos dos Irmãos Grimm.

Porque fazer a Rota dos Contos de fadas
A Rota dos Contos de Fadas da Alemanha inclui cidades e atrações incríveis, todas elas ligadas à vida e a obra dos Irmãos Grimm. São cidades como Hanau, onde eles nasceram + Bremen, dos famosos músicos + Hamelin, do flautista mágico, entre outras. E o que você vai sentir ao se deparar com a Torre da Bruxa e com a terra do Chapeuzinho Vermelho, em Schwalmstadt?
A Travel3 convida você a mergulhar nessas dicas e, depois, consultar o seu agente de viagem para embarcar na magia da Rota dos Contos de Fadas da Alemanha.
Rota dos Contos de Fadas = Por onde começar
O percurso começa em Hanau, cidade natal dos Irmãos Grimm e prossegue por Kassel até chegar em Bremen. Pelo caminho você vai se deliciar ouvindo concertos e assistindo peças de teatros, que inclui divertidas performances de bonecos. Vai visitar palácios e castelos. Se viajar na época certa, encontrará diversos festivais culturais, que oferecerão uma visão ainda mais encantadora da Rota dos Contos de Fadas da Alemanha. Ainda assim vale saber que a Rota dos Contos de Fadas tem uma rica programação que dura o ano inteiro.

Era uma vez um caminho encantado
Mesmo que você não tenha uma Bota de 7 Léguas é fácil fazer o percurso. O melhor é alugar um carro para ir de uma cidade a outra. Mas andar a pé e de bicicleta devem fazer parte da sua programação. Só assim poderá fazer uma imersão autêntica. Você descobrirá belezas locais, incluindo a paisagem natural, cinematográfica, além de outros cantinhos mágicos do roteiro.

Quando os contos de fadas se tornam realidade
A Rota dos Contos de Fadas levará você ao mundo do Era Uma Vez. Fadas e bruxas, príncipes e princesas, serão seus companheiros de viagem. Visitar as terras do Chapeuzinho Vermelho, da Bela Adormecida, da Cinderela e Branca de Neve é uma viagem, no mínimo surpreendente, definitivamente repleta de emoções, muitas delas relacionadas à sua infância. Fazer a Rota dos Contos de Fadas é voltar a ser criança, de novo.
Veja as principais atrações da Rota dos Contos de Fadas:
Em Bremen, para ver os famosos músicos
Localizada no Noroeste da Alemanha, Bremen abraçou com carinho a história dos Músicos de Bremen. Bremen tem mais de 1.200 anos de história. Ela é chamada de cidade hanseática pois pertenceu a Liga Hanseática, de cidades mercantilistas da Alemanha. Entretanto, é conhecida mundialmente por um dos contos publicados pelos Irmãos Grimm. Estátuas dos 4 companheiros = o cachorro + o burro + o gato + o galo, se espalham por toda Bremen. E todos os domingos, entre os meses de maio a outubro, os Músicos de Bremen contam suas aventuras ali mesmo, na Praça Domshof.
Mais atrações em Bremen
Em Bremen, conheça o Schnoor, seu bairro mais antigo e o acervo arquitetônico das vizinhanças da rua Böttcherstraße. Sua maravilhosa prefeitura é Patrimônio Mundial da UNESCO. Já no outono, um dos mais antigos e famosos parques de diversão do país – o Freimarkt – abre suas portas. Divirta-se no estilo germânico e ainda percorra as barraquinhas que vendem delícias gastronômicas e muita cerveja.

Hamelin é a cidade do flautista mágico
Instalada entre as montanhas da região de Weser, Hamelin merece ser chamada de Cidade de Contos de Fadas. Suas casas em estilo enxaimel oferecem um cartão postal em cada esquina. O Centro esbanja charme e comércio de qualidade, com lojinhas, bistrôs, cafés e cervejarias lindíssimos. E como esta é a Rota dos Contos de Fadas, a atração aqui é seguir a Trilha dos Ratos. Eles se espalham pelo pavimento das ruas para indicar as maiores atrações turísticas de Hamelin.
Em Hamelin, aproveite a estadia para visitar as igrejas e os mercados. Quem gosta de fazer compras vai encontrar excelentes vinhos e produtos orgânicos de qualidade.
Visite a Casa do Flautista de Hamelin
É claro que a maior de todas as atrações é a casa do Flautista de Hamelin, um caçador de ratos que não recebeu o pagamento por ter tirado os ratos da cidade e, por isso, encantou as crianças com sua flauta e as levou para longe da cidade. Exemplo da arquitetura renascentista alemã, ela está no Centro da cidade, aberta ao público. O restaurante da casa é considerado um dos melhores da cidade e merece ser apreciado. De maio a setembro, todos os domingos, há um teatro ao ar livre, sempre ao meio dia, encenando a história do Flautista de Hamelin. O musical Rats, é outra atração local.

Hanau é a cidade que deu origem ao roteiro dos Contos de Fadas
A Rota dos Contos de Fadas começa na cidade natal dos Irmãos Grimm. Hanau está a poucos quilômetros de Frankfurt e ainda preserva seu estilo medieval. Na cidade, uma estátua dos irmãos Jacob e Wilhelm lembram a todos que esta é a Cidade dos Irmãos Grimm. No castelo de Philippsruhe, construído no século 18, é possível saber um pouco mais sobre a vida da família Grimm.
Programe-se e informe-se, pois, há sempre um evento cultural acontecendo em Hanau. De maio a julho acontece o Festival de Teatro com apresentações de peças relacionadas aos contos de fadas.

Em Marburg, continue seguindo a trilha mágica
A cidade universitária de Marburg está no centro de Hessen e oferece um tour onde, sozinho, o turista pode passar por 15 pontos onde estão esculturas e pinturas ressaltando histórias clássicas como João e Maria + Cinderela + Branca de Neve e os 7 Anões. Imperdível é visitar o castelo de Marburg, para ver o sapato de Cinderela.

Em Kassel e Steinau, a arte e a história se encontram
Kassel é a cidade da Documenta, um dos ícones da arte contemporânea mundial. A cidade guarda também um centro voltado a preservar a história dos Irmãos Grimm. Já em Steinau é imperdível visitar a casa dos Irmãos Grimm, no Brüder Grimm-Museum.

Castelo de Neuschwanstein é o símbolo dos Contos de Fadas da Alemanha
Esta é uma das mais fotografadas atrações turísticas e arquitetônicas de toda a Alemanha. O Castelo de Neuschwanstein não faz parte da Rota dos Contos de Fadas, mas é um ícone que remete a todos eles.
Localizado no Sul da Baviera, é uma construção datada do século 19. Repleto de simbologias e histórias, foi a residência e o refúgio do Rei da Baviera, Ludwig 2º. Reza a lenda que Walt Disney se inspirou no Neuschwanstein para criar o Castelo da Cinderela.