A World Travel Market Latin America 2018 acontece nos dias 3, 4 e 5 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo
Texto e Fotos: Giovana Alves
A saída da Braztoa da WTM LA, deixou um clima de dúvida quanto ao formato da feira. Entretanto, durante a coletiva realizada hoje (13 de março), o clima era de expectativas positivas para a realização de mais uma edição de sucesso.
Em sua 6ª edição, a World Travel Market LA pretende manter os 600 expositores do ano passado e otimizar o número de participantes. Em 2017 o evento somou US$ 347 milhões em negócios gerados, com a participação de 10.000 profissionais.
Feira de resultados
A organização da feira fez questão de anunciar a presença de 25 das principais operadoras nacionais. Destas, 22 são associadas à própria Braztoa. Outras 15 operadoras internacionais já dão como certa a participação na WTM LA.
Segundo Luciane Leite, a única mudança no processo de escalação das operadoras foi o tipo de contato, que agora é direto, sem a mediação da Braztoa. A partir daí organização da feira segue na normalidade e com várias novidades.
“Não somos apenas vendedores de espaço. Somos vistos como uma feira de resultado e, por isso, as pessoas continuam participando da WTM Latin America”.
Luciane Leite – Diretora da WTM Latin America
O otimismo foi sentido também pelo apoio de grandes parceiros, presentes na coletiva.
Michael Barkoczy, presidente da Flytour Viagens MMT, foi um deles. O executivo ressaltou a importância da feira para o mercado:
“A WTM é internacionalmente reconhecida, é nossa obrigação apoiá-la. O operador que é operador precisa participar de um evento como esse”.
Michael Barkoczy – Presidente da Flytour Viagens MMT
Momento de renovação
Os ares de renovação transformaram a agenda da feira. Ao contrário das edições anteriores, em 2018 ela se volta mais ao turismo corporativo, com conteúdo focado nos gestores de viagens.
“Éramos vistos como um evento só de lazer, mas detectamos a demanda do setor corporativo”.
Luciane Leite
Novidades da WTM LA 2018
Assim, a programação 2018 terá fóruns e reuniões de entidades como ABRACORP, ALAGEV, GBTA E TMG. Estão também agendadas 5 sessões de speed network.
Os participantes podem esperar por palestras de capacitação, e discussão de temas atuais, como o “turismo responsável”, por exemplo.
O espaço Tour Operator é uma das novidades. Como seu nome diz, ele voltado apenas para os operadores. Há também 3 novas áreas = Travel Tec Pavilion + Destination Pavilion + Lounge da Hospitalidade.
O Travel Tec é voltado para as startups. O Destination para os países que não têm representação oficial na feira. Já o Lounge de Hospitalidade é o point da hotelaria e… da hospitalidade.