Armários inteligentes ganham espaço em cidades e ajudam viajantes a explorar destinos sem carregar bagagens
A presença de smart lockers no turismo cresce à medida que os viajantes priorizam mobilidade e praticidade. Com o avanço de viagens urbanas e o aumento de profissionais em regime de nomadismo digital, soluções como os armários inteligentes ganham espaço em aeroportos, estações de trem, rodoviárias e centros turísticos.
Esses equipamentos permitem que visitantes guardem malas com segurança por algumas horas, liberando tempo e disposição para circular pela cidade. São úteis, por exemplo, em situações em que o horário de check-in ou check-out não coincide com os voos ou compromissos. Instalados em pontos estratégicos, como aeroportos, rodoviárias, atrações turísticas e até hospedagens, os lockers podem ser acessados por aplicativo ou totens de autoatendimento.
A operação é simples: o usuário escolhe o locker, faz o pagamento online ou na estação, recebe um código e utiliza o espaço contratado até o momento desejado.
“Liberdade para circular sem bagagem é um diferencial importante. Além de segurança, os lockers otimizam o tempo do turista”, comenta Gabriel Peixoto, especialista em inovação para turismo urbano, CEO e fundador da Meu Locker.
Com o avanço das chamadas cidades inteligentes, os smart lockers no turismo representam uma tendência em expansão. Eles ajudam a organizar o fluxo turístico, ampliam a percepção positiva dos destinos e tornam as viagens mais funcionais e acessíveis para todos os perfis de viajantes.