Desastre climático é pauta principal das empresas e consciência será palavra chave nos próximos anos
O setor de eventos, a partir de 2020, irá priorizar ainda mais a sustentabilidade. A afirmação foi feita pela divisão global de eventos e planejamento de reuniões da CWT, a CWT Meetings & Events.
O setor de eventos se compromete com um futuro sustentável
A afirmação faz parte da pesquisa. Denominada O Futuro dos Eventos Sustentáveis, prevê um movimento de US$ 840 milhões para o próximo ano. O relatório aborda as questões climáticas como prioritárias e o engajamento da população mundial. As pessoas estão cada vez mais comprometidas em evitar o desastre que poderá acontecer já num breve futuro. Assim as empresas passam a atuar conscientemente, se colocando ao lado dos ativistas, ao redor do globo.
A sustentabilidade na indústria de eventos e planejamento de reuniões, assim como em toda a indústria de viagens, está em 1º lugar nas mentes dos organizadores e das empresas para 2020. Isso acontece em função das notícias sobre a mudança climática, mas, principalmente, por conta das expectativas apoiadas pela nova geração de viajantes, como os Millennials – que serão o maior grupo de viajantes corporativos a partir de 2024.
Essas são pessoas para quem as viagens são comuns e acessíveis de um modo que não era para as gerações mais antigas. Eles querem continuar se reunindo em destinos populares, mas também são muito conscientes sobre a necessidade de adotar práticas sustentáveis que respeitem o ambiente e as comunidades locais que eles visitam.
Gustavo Elbaum – Diretor para a América Latina da CWT Meetings & Events
Empresas e organizadores de eventos se posicionam
Desta maneira, as empresas e os organizadores de eventos investem em ações diversas. Elas incluem de banir o plástico de uso único de seus eventos a compensar o carbono produzido nos voos. E como sustentabilidade e consciência climática andam de mãos dadas, seus eventos passam a priorizar parcerias com o trade fair local. Bom negócio é trabalhar com produtores e fornecedores de comunidades próximas aos eventos. E que pratiquem um comércio ético e justo.
Se comprometer e fazer ecoar os valores de uma nova década é a mensagem do setor de eventos. E essa mensagem inclui responsabilidade social e empresarial + respeito para com o meio ambiente + sustentabilidade.