Destino mineiro ganhará longa-metragem em comemoração aos seus 250 anos
O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), participou na última sexta-feira,19/7, da apresentação de 2 projetos voltados ao Santuário do Caraça. O primeiro projeto é a candidatura do complexo religioso ao Programa Memória do Mundo, da Unesco, com a previsão de entrega do dossiê à instituição em 2025. O segundo projeto é a produção de um longa-metragem em comemoração aos 250 anos do santuário, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara.
A Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) organizou o evento, nomeando um grupo de trabalho composto por membros dos seus Conselhos Empresariais, representantes da Associação dos Ex-alunos e Amigos do Caraça (AEALAC) e especialistas convidados, com o suporte técnico da Secult-MG. O grupo dará continuidade aos projetos que visam preservar o Santuário do Caraça como um bem cultural e conservar as áreas ao seu redor.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destacou a importância do reconhecimento da Unesco para a perpetuidade do santuário, afirmando que o Caraça é um local onde se encontram céu, arquitetura, natureza e pessoas, sendo um marco na formação humana e cultural de Minas Gerais.
Jorge Carlos Borges de Souza, presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACMinas, explicou que a candidatura será baseada em um dossiê com pesquisas documentais realizadas por historiadores, utilizando fontes do próprio Caraça, além de bibliotecas, arquivos e documentos externos localizados em Minas Gerais e em outras regiões.

O Caraça no Programa Memória do Mundo
O Santuário do Caraça iniciou o processo para integrar o Programa Memória do Mundo, da Unesco, que reconhece documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor. Este programa visa incentivar a preservação e a difusão desses acervos, aumentando a conscientização sobre o patrimônio documental da humanidade.
Para elaborar o dossiê, foram contratados historiadores e outros profissionais que realizarão uma pesquisa documental abrangente sobre o santuário, utilizando arquivos, biblioteca e outras dependências do Caraça, além de fontes externas. O relatório resultante será submetido ao Comitê Consultivo Internacional da Unesco, formado por 14 especialistas e sediado em Paris.
O Santuário na tela
O longa-metragem sobre o Santuário do Caraça será produzido em parceria com a Iluri Filmes. Durante a reunião, a produtora apresentou o projeto do filme, que destacará de forma criativa e lúdica a importância histórica e cultural do Caraça, abordando momentos e personagens significativos dos 250 anos do santuário.
A Iluri Filmes já iniciou a pesquisa para o desenvolvimento do roteiro e está inscrevendo o projeto em diversos editais de leis de incentivo à cultura.