Executivo, com formação acadêmica e experiência, manterá o legado de Hugo Lagares
Ricardo Andrade é o novo gerente da Visual Turismo de Belo Horizonte. O profissional assumiu na semana passada o cargo deixado por Hugo Lagares, agora gerente regional da operadora.
Andrade começou sua formação profissional em 2007, quando entrou na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – para cursar Turismo. Ele se formou em 2013 mas desde 2009 já trabalhava no setor.
Na época tive a oportunidade de me aventurar em várias áreas do turismo. Trabalhei como recepcionista e assistente de reservas na área de hotelaria, estagiei como agente de viagens até ser convidado para ser executivo de contas. Passei por importantes empresas como Graça Tour, Hotel Glória de Caxambu-MG, Mundi Travel, Royalty Viagens e MMTGapnet antes de vir para a Visual no ano de 2018. Serei eternamente grato a todas que com certeza e de alguma forma me ajudaram a alcançar essa posição que tanto sonhei. Atualmente estou cursando MBA em Gestão Estratégica de Negócios na busca constante pelo conhecimento que esse novo desafio me exige.
Ricardo Andrade
Em meio a visitas de parceiros e telefonemas de congratulações, a Reportagem Travel3 conversou com os 2 executivos no escritório de Belo Horizonte.

Travel3 – Eu começo perguntando a você, Ricardo: porque você decidiu trabalhar com turismo?
Ricardo Andrade – Imagino que a primeira resposta que vem na cabeça de todos que escutam essa pergunta é o desejo de viajar e conhecer o mundo! Obviamente, e paralelo a esse desejo, sentia que o turismo tinha um enorme potencial no Brasil. Na época a economia estava em franco crescimento e o governo estava investindo muito nesta área. Grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas estavam por vir. Sendo assim, visualizei a possibilidade de unir um gosto pessoal, de conhecer novos lugares, com uma profissão potencialmente interessante no futuro.
E o que significa para você esta promoção?
Ricardo Andrade – Significa o passo mais importante da minha vida! Trabalhei e estudei muito para chegar a este cargo. Tenho total consciência da responsabilidade e do desafio que essa posição traz consigo. Por isso, acho que a promoção em si é somente o 1º passo de uma nova etapa em que a busca pelo conhecimento teórico e do mercado serão ainda maiores pra mim.
Espero poder ajudar a minha equipe ao máximo, no dia a dia da venda. Também apoiarei nossos parceiros fornecedores sempre de forma ética e transparente. O objetivo final será entregar um produto e um atendimento de qualidade aos agentes de viagens.
Hugo, como foi feito o processo de escolha do novo gerente de Belo Horizonte?
Hugo Lagares – O processo de escolha teve como foco dar à filial de Belo Horizonte, hoje a mais importante dentro do nosso organograma, um profissional à altura. Ele precisaria dar conta da grande demanda que temos no dia a dia. Por isso foi feito um processo interno, conduzido pelo RH da CVC Corp.
Depois de vários testes e entrevistas, e em conjunto com a diretoria, a opção foi pelo Ricardo Andrade, que assumiu o cargo na última 5ª feira (3 de outubro). O Ricardo será o responsável para comandar a operação do dia a dia da filial. Em minha nova posição, como gerente regional que atua em Minas Gerais, minha tarefa, neste momento, será dar todo o apoio e atenção ao processo de transição. Ao final o Ricardo saberá todos os passos e procedimentos para que a filial Belo Horizonte cresça ainda mais em 2020.
Em um mercado cada vez mais competitivo é preciso inovar e sair do lugar comum. Qual a estratégia da Visual Turismo para seguir crescendo nesse ambiente?
Ricardo Andrade – A Visual Turismo trabalha dia a dia para criar, de ferramentas mais eficientes a ações dinâmicas para apoiar o agente de viagens. Aqui na base de Belo Horizonte continuaremos fazendo um trabalho bastante profissional, seguindo o conceito da Visual Turismo.
O Hugo continuará respondendo por Belo Horizonte embora agora ele tenha outras responsabilidades como gerente regional. Nos primeiros meses nosso contato será praticamente diário. Nos próximos dias temos reuniões agendadas para tratar das estratégias de 2020. Estamos trabalhando, juntos e de maneira constante, sempre buscando o melhor para a nossa empresa e nossos clientes.
Hugo Lagares – Uma dessas estratégias que o Ricardo falou é a temporada de férias. Além dos nossos fretes regulares, para Maceió, Natal e Porto Seguro, temos lugares extras para Salvador. Temos também um fretamento do Aeroporto Confins para Ilhéus, na temporada de verão. Temos ainda um fretamento extra de Maceió, saindo de Confins.
Outra estratégia são as campanhas de venda para os agentes de viagens. Temos uma com a rede Meliá + Copa Airlines, promovendo um famtour exclusivo para o mercado de Belo Horizonte e região. Outra campanha, desta vez nacional, é também com a Copa e com o destino Puerto Vallarta. Teremos a campanha de vendas nacional com a rede Grand Palladium, que será bem legal. Então teremos muitos lugares para oferecer às agências, sempre com o nosso atendimento, feito com muita atenção e profissionalismo.

Ricardo, para terminar, qual o estilo que você pretende dar à sua gestão?
Ricardo Andrade – Os agentes podem esperar o mesmo Ricardo que eles já conhecem. A responsabilidade aumenta mas não quero mudar características que me fizeram chegar até aqui. Por ter raízes na área comercial, a minha ideia é estar o mais próximo possível dos agentes de viagens. Tentarei montar uma agenda em que eu consiga visitá-los junto com o nosso time de executivos de contas. É através desse contato que conseguimos obter feedbacks importantes. Também estreitamos a relação Visual Turismo/agentes de viagem.
Seguirei o conceito de sempre tentar inovar na criação de ações de vendas, eventos e famtrips. Atrelado a essas ações teremos produtos e preços diferenciados, para atender as necessidades dos agentes de viagens que são nosso maior bem.
Pensando internamente, no 1º momento a ideia é tentar traçar um diagnóstico de todos os setores para identificar possíveis problemas e buscar as soluções no intuito de melhorar o desenvolvimento e ambiente para toda a equipe.
E que mensagem você gostaria de passar para o mercado?
A credibilidade que a empresa tem junto aos agentes é o nosso bem mais valioso! São mais de 30 anos de mercado e agora estamos dentro da maior companhia de turismo da América Latina que é a CVC Corp. Tenho certeza de que o desafio é grande, mas a motivação para fazer isso tudo dar certo é maior ainda! Agora é trabalhar forte para atingirmos juntos – equipe, fornecedores e clientes – nossos objetivos!